‘Estado’ concorre a prêmio da Associação Brasileira de críticos de Arte

A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulgou nesta segunda-feira, 16, os nomes indicados aos prêmios a artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais. O Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo foi indicado na categoria de difusão das artes visuais na mídia. O objetivo dos prêmios é reconhecer aqueles que “mais contribuíram para a cultura nacional em 2014, segundo avaliação dos membros da ABCA”. A abertura dos envelopes lacrados contendo os votos será realizada no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo, no dia 29 de abril.

Concorrem na mesma categoria de mídia a revista Select e o programa STARTE, da Globo News. Entre as outras categorias, estão artista de linguagem contemporânea (Ana Maria Pacheco, Sandra Cinto e Viga Gordilho), crítico pela trajetória (Lisette Lagnado, Maria José Justino e Mariza Bertoli) e melhor exposição.

Os prêmios são atribuídos pelo resultado da votação de cerca de 150 associados, em escala nacional, a partir das indicações que cada um envia para discussão e aprovação em Assembleia Geral da entidade (realizada, nesta edição, em 13 de março).

A Associação foi criada em 1949 e o sistema de premiação em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais. Atualmente, é presidida por Lisbeth Rebollo Gonçalves.

Voltar ao topo