Cultura

Espetáculos gratuitos para quem quer fugir da Copa

Em meio às comemorações da Copa do Mundo, há também espaço para quem quer curtir um pouco de cultura. E se é de graça é sempre melhor, né! E Histórias à brasileira – causos e cantoria, do ator e diretor curitibano Vinícius Mazzon, é um dos espetáculos selecionados pelo Ministério da Cultura para fomentar a programação cultural das cidades-sede e, portanto, podem ser vistos gratuitamente em Curitiba durante o Mundial.

As apresentações acontecem sempre ao ar livre, em palcos montados em praças e outros logradouros públicos da capital. Amanhã, a sessão acontece às 17h na Boca Maldita, mesmo horário e local da apresentação que ocorre na próxima sexta-feira. No sábado (dia 28), o espetáculo será realizado no Passeio Público, às 15h, enquanto no domingo (dia 29), a festa acontece às 11h, na Praça João Cândido, durante a Feira de Artesanato.

Uma última sessão ainda será realizada no outro domingo, dia 6 de julho, às 15h, no Parque São Lourenço, próximo ao Centro de Criatividade. Trata-se de um espetáculo cênico musical inspirado na literatura oral e na cultura de raiz. Com música executada ao vivo por três atores-músicos (viola caipira, violão e percussão), tendo como referência os contadores de causo e trovadores, traz em seu repertório contos e músicas da cultura popular brasileira.

As cenas são costuradas por brincadeiras de adivinhação, trava-línguas e conversas que os atores improvisam com a plateia. As músicas são adaptações do folclore e canções de duplas da época de ouro do rádio e do humor brasileiro. A estética remete à cultura do interior do nosso país.