Espetáculos gratuitos de teatro movimentam o final de semana

Neste final de semana, a Fundação Cultural de Curitiba leva espetáculos gratuitos da Mostra de Teatro Adulto a diferentes regiões da cidade, com sessões na sexta-feira, sábado e domingo (18, 19 e 20). No Teatro Cleon Jacques (Parque São Lourenço), sempre às 19h, a atração é a peça "Psicose 4h48". No Teatro Peça por Peça (Vila Verde), às 20h, o cartaz é a montagem "A Importância de ser Prudente". Para o Teatro Sest/Senat (Boqueirão), está agendado o espetáculo "Aperitivos", com sessões às 20h.

As apresentações da Mostra de Teatro Adulto integram o programa Difusão em Artes Cênicas, criado com o objetivo de levar às comunidades curitibanas a produção de grupos locais. O programa concede apoio financeiro a produções nas áreas de teatro, dança e circo. Os participantes foram selecionados por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, que destinou R$ 380 mil à iniciativa. Ao todo são 14 espetáculos de teatro, seis de dança e três de circo, que percorrem vários bairros da cidade, dentro das diversas promoções da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal.

As peças

A Marcos Damaceno Companhia de Teatro encena "Psicose 4h48", levando ao palco a obra de Sarah Kane, considerada um dos expoentes da dramaturgia inglesa contemporânea. Atormentada durante toda a vida por acessos depressivos, a escritora suicidou-se em 1999, deixando registrada nessa peça a experiência de tratamentos aos quais se submeteu. No elenco estão Rosana Stavis e Marcelo Bagnara, sendo que a direção está a cargo de Marcos Aurélio Damaceno.

A peça "Aperitivos", dirigida por Márcio Mattana, é construída a partir de seis comédias curtas, escritas pelo norte-americano Mark Harvey Levine. O surreal permeia todos os esquetes, sendo que num deles o personagem principal acredita ter superpoderes e passa a treinar para salvar seus amigos de grandes perigos. O elenco reúne Gabriel Gorosito, Renata Hardy, Rodrigo Ferrarini e Andréa Obrecht.

A Companhia de Teatro No Ato interpreta "A Importância de ser Prudente", texto do escritor irlandês Oscar Wilde. A história de dois casais apaixonados, que após encontros e desencontros têm um final feliz, não é narrada de forma frívola, mas sim com a ironia que caracteriza a obra de Wilde. Os hábitos de uma Inglaterra vitoriana tomam conta do palco, demonstrando que seus valores não são tão antigos quanto parecem: interesses, arranjos financeiros e mesquinharia compõem o divertido espetáculo. A direção está a cargo de Bia Reiner e o elenco é formado por Larissa Crocetti, Luciana Navarro, Márcia Maggi, Odair Gomes, Paula di Phrancesco, Marcelo Rodrigues e Vitor Hugo.

Serviço

Mostra de Teatro Adulto, dentro do programa Difusão em Artes Cênicas
Roteiro de apresentações:

TEATRO CLEON JACQUES
(Centro de Criatividade de Curitiba ? Rua Mateus Leme, 4.700 ? São Lourenço ? tel. 3313-7190)
Peça "Psicose 4h48", encenada por Marcos Damaceno Companhia de Teatro
Dias 18, 19 e 20 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo), às 19h
Entrada franca

TEATRO PEÇA POR PEÇA
(Rua Emílio Romani, 316 ? Vila Verde ? tel. 3268-0528)
Peça "A Importância de ser Prudente", com a Companhia de Teatro No Ato
Dias 18, 19 e 20 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo), às 20h
Entrada franca

TEATRO DO SEST/SENAT
(Rua Salvador Ferrante, 1.440 ? Boqueirão ? tel. 3377-1654)
Peça "Aperitivos", sob a direção de Márcio Mattana
Dias 18, 19 e 20 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo), às 20h
Entrada franca

Voltar ao topo