Você sabe dançar? O que é saber dançar? O que é a dança na contemporaneidade? Essas são as questões que permeiam o espetáculo de dança contemporânea “So you really think you can dance”, da coreógrafa e pesquisadora Marila Velloso.

Em cena, quatro bailarinos fisicamente diferentes se propõem a uma investigação profunda do próprio corpo. Nessas diferenças, a sexualidade e a “tensão sexual” aparecem no trabalho e propõem reflexão sobre o corpo na contemporaneidade: o corpo a mostra, os clichês, os realitys shows.

A discussão sobre o que é dançar bem hoje em dia, sobre o que é necessário para se saber dançar, sobre conhecimentos específicos entre distintas técnicas de dança – fazem parte dos dados exercitados nessa coreografia. Depois do trabalho intitulado “Entre Danças… uma dança de quê”, a coreógrafa Marila Velloso esboça um recorte espacial visando intensificar a relação entre habilidades para improvisar e compor em conjunto.

A abertura do corpo para gerar espaços de afetividade durante o processo e a composição vem sendo estratégias da artista que dança com Ryan Lebrão, Pedro Almeida e Bruno da Silva César. Das diferentes fisicalidades desenhadas na existência de cada um desses corpos e da combustão gerada ao dançarem juntos, talvez resulte a diluição ou a ênfase das diferenças. Nada que custe conferir.

O espetáculo não se propõem a responder essa pergunta, mas sim “sacudir o que a gente pensa que é dançar, sobre quem pode dançar e sobre o que dançar junto também produz”, afirma Marila Velloso.

Serviço

So you really think you can dance

Local: Teatro Cleon Jacques (Centro de Criatividades do Parque São Lourenço)

Rua Mateus Leme, 4777, São Lourenço

Entrada gratuita

Estreia para escolas e regionais:

Dia 18 de junho (quarta-feira): às 9h30 e às 14h30

Aberto ao público em geral:

Dia 19 de junho (quinta-feira): às 20h (Estréia público aberto)

Dia 21 de junho (sábado): às 20h

Dia 22 e junho (domingo): às 19h

Dia 24 de junho (terça-feira): às 20h

Dia 25 de junho (quarta-feira): às 9h30 e às 14h30

Dia 27 de junho (sexta-feira): às 14h30 e às 20h

Dia 28 de junho (sábado): às 20h

Dia 29 de junho (domingo) às 19h

Dia 01 de julho (terça-feira): às 20h

Dia 02 de julho (quarta-feira): às 9h30 e às 14h30

Dia 03 de julho (quinta-feira): às 20h

Dia 04 de julho (sexta-feira): às 14h30 e às 20h

Dia 04 de julho (sábado): às 20h

Dia 05 de julho (domingo): às 19h