Espetáculo Mirandolina comemora 300 anos de Goldoni

Estréia, quinta-feira (07), o espetáculo Mirandolina (La Locandiera), no Teatro Regina Vogue, em Curitiba. Como homenagem ao aniversário (em 2007) de 300 anos do nascimento de um dos maiores autores europeus de teatro, Carlo Goldoni, o Consulado Geral da Itália em Curitiba ofereceu um incentivo para a montagem de um dos textos mais consagrados do autor. Com tradução e adaptação do diretor italiano Roberto Innocente, Mirandolina é uma comédia leve e divertida, que fala da superioridade das mulheres nas relações amorosas através da protagonista que, utilizando-se de artimanhas femininas, envolve um homem que a despreza até que ele fique completamente apaixonado por ela.

Mais do que isso, a obra discute as relações sociais presentes até os dias de hoje, envolvendo dinheiro, sexo e amor. Um Marquês falido e um Conde sem nobreza disputam o amor de Mirandolina com presentes e cuidados, mas, apesar de não serem mal tratados, não são correspondidos por ela. Duas comediantes chegam à hospedaria fingindo ser grandes damas para não pagarem nada pela estadia e tentam conquistar os homens ricos. Enquanto isso, um Cavalheiro que detesta as mulheres acaba por cair na rede que Mirandolina prepara para vingar a honra feminina. Em meio a toda essa trama, a hoteleira percebe que a única maneira de sair ilesa é seguir o caminho a que já estava destinada.

O diretor

Roberto Innocente é ator, diretor, dramaturgo e professor de interpretação. Nascido em Padova, na Itália (22/06/1957), atua profissionalmente desde 1985. Em 2005 chegou ao Brasil para dirigir as óperas La Bohème e La Serva Padrona, no Teatro Guaíra. Ministrou algumas oficinas de teatro em Curitiba, Rio de Janeiro e Blumenau. Convidado pelo Atelier de Criação Teatral – ACT para ministrar duas oficinas de Comédia dell?Arte em Curitiba, deu início junto a este espaço a um projeto de pesquisa sobre o gênero. O primeiro resultado desta pesquisa foi o espetáculo As Calcinhas da Flor, estreado no Festival de Teatro de Curitiba de 2006. Hoje, além de dirigir o Núcleo de Pesquisa de Comédia dell?Arte do ACT, participa do projeto Cartas, cartas, cartas.

A Montagem
 
Mirandolina é um projeto idealizado por Roberto Innocente e patrocinado pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba. A idéia surgiu com a intenção de celebrar o aniversário de Carlo Goldoni no ano de 2007, além de por em cena um dos grandes textos do teatro universal. Considerando tal obra pertinente à continuidade das pesquisas desenvolvidas ao longo de 2006 pelo Núcleo de Pesquisa de Comédia dell´Arte do ACT –  Roberto Inocente convidou este núcleo para participar desta montagem.

Tal Núcleo de Pesquisa se formou em dezembro de 2005 para estudar o gênero com o diretor italiano recém chegado ao Brasil. Durante este processo montaram o espetáculo As Calcinhas Da Flor que estreou no Festival de Teatro de Curitiba em março de 2006, este espetáculo participou da temporada SESC das Artes e de alguns festivais, recebendo vários prêmios.

Além dos atores do Núcleo, foram convidados os atores Kleberr Wlader e Leandro Borgonha e o músico Paulo Demarchi que assina a criação e execução da trilha sonora.

Serviço

Data: 07 a 17 de dezembro (quinta a domingo)
Hora: 18h30 (duração de aproximadamente 1h10min)
Ingressos: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia)
Local: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação ? 7 de Setembro, 2775).

Voltar ao topo