Após três semanas fechado para reformas, o Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Frei Caneca, reabre hoje para convidados (e amanhã para o público) com novo layout e várias novidades. Entre os destaques, os lugares numerados, tendência nos cinemas nacionais, e a transformação da área de convivência em ponto de encontro. “Haverá uma mesa comunitária, a principal atração do espaço, que também terá acesso à internet, a já tradicional bonbonnière e a cafeteria com mesas e cadeiras, que torna o cinema não só um lugar para se assistir a um filme, mas também para conviver”, como explicou Adhemar Oliveira, diretor de programação do cinema.

Se a reforma evidencia a proposta de funcionar como espaço público do cinema, o caráter de ser uma das melhores salas de São Paulo permanece o mesmo. “Cinema é luz apagada, bom som e boa imagem. E ponto. O exibidor que oferece projeção de qualidade, com som impecável, poltronas confortáveis não está fazendo mais do que a obrigação”, diz Oliveira, que destaca as atividades paralelas como diferencial de um espaço como o Itaú de Cinema. “Mudamos para que mais dez anos venham pela frente. O espaço, inaugurado em 2001, se destaca por atividades como exposições de fotografias, sempre com mostras organizadas pelo Instituto Moreira Salles, sessões especiais como o Clube do Professor e a Sessão Escola.”

São atividades paralelas que reforçam o caráter diferenciado do Espaço Itaú. “Esta programação exclusiva é bancada pelo espaço que recebe o patrocínio. É uma política de name-writing, que implantamos em 1993 e tem dado resultado para o cinema, para o patrocinador e o espectador, já que valorizamos tanto o cinema comercial como o de autor, o cinema nacional e as ações culturais.” As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.