Escritora com paralisia cerebral apresenta seus livros na Biblioteca Pública

A escritora Adriana Gumz participa neste sábado (10), da manhã de autógrafos na Biblioteca Pública do Paraná, para apresentar os seus 22 livros. A atividade cultural faz parte de projeto ?Superando para encantar? desenvolvido pela professora Marilis Araújo Dall\’Igna, da Faculdade de Administração, Ciências Educacionais e Letras (Facel). Pedagoga especialista em educação especial, é docente da disciplina Ação Solidária.

?O ser humano é aquilo que traz dentro de si e não a parte externa do seu corpo, cor, pele, altura, peso, cor dos olhos. Se tem ou não cabelo ou tipo e cor deles, nem mesmo uma deficiência física vai nos impedir de sermos alguém de valor e conseguirmos nosso espaço na sociedade. Eu não ando, não falo, nem comer sozinha eu posso, porém, não me julgo inferior por isso?. A mensagem é de Adriana.

História

Adriana Gumz, com paralisia cerebral, tem 22 livros publicados, embora nunca conseguiu uma editora e seus trabalhos são impressos numa gráfica. A história da escritora pode ser contada a partir dos 4 anos, quando a mãe Lizete Gumz percebeu a necessidade que a filha tinha de se comunicar e começou a alfabetizá-la.

?A paralisia cerebral afeta a parte neuromuscular, e não compromete a área mental.? A partir da sua alfabetização, a comunicação foi assim: a pessoa que estava conversando com ela, passava o dedo sobre o alfabeto e quando chegava a letra certa, ela acenava com a cabeça. A letra era escrita no papel. Assim, letra por letra as palavras, as frases eram formadas e nesse sistema com 12 anos surgiu a primeira história.

A idéia do projeto é divulgar as obras de Adriana porque o avô que sempre criou as engenhocas para ela poder escrever teve acidente vascular cerebral, o carro adaptado que tinham foi roubado e, com isso, tudo ficou mais difícil para a família. O projeto inclui, ainda, palestra com a Lizete, no próximo dia 19h, na Facel (Avenida Vicente Machado, 156). Ali será apresentado vídeo mostrando como tudo começou, as fotos dos equipamentos que o avô construiu, a alfabetização e o dia-a-dia de Adriana.

Obras

Os livros de Adriana têm como tema o amor, os valores e preconceitos. Entre suas publicações merecem destaque: ?Os dois lados do Natal?, ?O mais puro amor?, ?De coração para corações?, ?O cachorro maluco?, ?Bambino e sua turma?, ?O elefante que caiu do céu?. ?O reencontro de uma família?, ?A lição de férias?. Seus trabalhos são vendidos em escolas e feiras de livros.

Serviço:
Entrevistas podem ser marcadas com Lizete Gums pelo telefone 3267.4467 e
Marilis Araújo Dall\’Igna, no 9984.7881.
Serviço: Manhã de autógrafos
Data: 10.06.06
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes,
133
Horário: 10h

Voltar ao topo