A Biblioteca Pública do Paraná promove nos dias 26, 27 e 28 de março a Oficina de Romance com o escritor amazonense Milton Hatoum. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 16 de março pelo e-mail oficina@bpp.pr.gov.br. Para se inscrever, os interessados devem enviar um breve currículo.

De acordo com Hatoum, a atividade será um breve curso sobre o romance, composto por três seções, e que pretende abordar as noções básicas referentes a este gênero literário. Não haverá produção de textos ao longo da oficina. Cada seção constará de uma exposição sobre o tema abordado e de um debate com os participantes. Os tópicos a serem trabalhados são:

– O gênero como convenção: diferenças básicas entre romance, novela e conto.

– O narrador: quem conta uma história?

– As relações entre o narrador, as personagens e a matéria narrada.

Esta é a primeira edição da Oficina BPP de Criação Literária em 2012. Até dezembro, outras oito oficinas serão realizadas, sobre os mais diversos gêneros literários, como conto, crônica, texto dramático e poesia.

O AUTOR – Millton Hatoum nasceu em Manaus em 1952, estudou Arquitetura e ensinou literatura brasileira nas universidades do Amazonas e da Califórnia, nos Estados Unidos. Estreou na ficção com “Relato de um certo Oriente” (1989), que recebeu o prêmio Jabuti de Melhor Romance, assim como os seus livros posteriores: “Dois irmãos” (2000) e “Cinzas do Norte” (2005), todos publicados pela Companhia das Letras. Hatoum também já foi agraciado com os prêmios APCA, Bravo! e Portugal Telecom. Obras do autor foram traduzidas para diversas línguas e publicadas nos Estados Unidos e na Europa.

Serviço

Oficina BPP de Criação Literária – Romance, com Milton Hatoum.

Dias 26, 27 e 28 de março.

Horário: Das 14h às 18h.

Local: Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – Paraná.

Inscrições: até 16 de março de 2012, pelo e-mail oficina@bpp.pr.gov.br

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

Programação das oficinas:

Abril: Jornalismo Literário – Sergio Vilas-Boas.

Maio: Texto Dramático – Felipe Hirsch.

Junho: Crítica Literária – Luís Augusto Fischer.

Julho: Poesia – Eucanaã Ferraz.

Agosto: Crônica – José Roberto Torero.

Setembro: Conto – João Anzanello Carrascoza.

Novembro: Roteiro de Cinema – Tabajara Ruas.

Dezembro: Jornalismo Cultural – João Gabriel de Lima.