Escritor ensina a fazer pipas na Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Paraná está em clima de férias. As atividades culturais deste mês estão voltadas, principalmente, ao lazer e divertimento. As crianças, por exemplo, terão a oportunidade de aprender a construir pipas. O escritor e artista plástico Sérgio Moura vai dar oficina na Seção Infantil, nesta sexta-feira (20), das 13h às 17h. A idéia do escritor, autor do livro "Brincando de voar", é "proporcionar o encontro lúdico entre pais e filhos ao brincarem juntos na construção de relacionamento afetivo a partir do universo que a brincadeira aponta. Incentivamos o trabalho criativo, interagindo com a natureza à energia vital do vento. Além disso, cultivamos a sensibilidade estética visual pela confecção manual através do papel de seda, sua leveza e cor, combinado à precisão geométrica que o brinquedo requer, proporcionando experiência multidisciplinar".

Oficina

Durante a oficina, Sérgio Moura fará exposição teórica, com breve histórico do brinquedo. Segundo o escritor e artista plástico, trata-se de objeto artesanal com tradição e cultura milenar, comentando sua evolução ao longo dos séculos e etapas percorridas até os dias de hoje: o papagaio chinês, tibetano, viagens de Marco Polo, 14 Bis e asa delta. Depois, na parte prática, será ensinada a montagem inicial da forma estrutural com varetas (armação), cobertura de papel com aplicação dos variados padrões visuais (desenhos), preparativos complementares: peitoral, barrigueira, rabiola, ajustes e reforços adicionais, problemas e soluções, materiais e equipamentos, segurança e cuidados.

Experiências

Sérgio Moura é, também, educador e serígrafo. Freqüentou a Pinacoteca do Estado do Amazonas de 1965 a 1969. A partir daquele ano começou a viajar pelo País. No Rio de Janeiro estudou com Abelardo Zaluar. Em Salvador teve contato com Emanoel Araújo. Em Ouro Preto participou de festivais de inverno. Em São Paulo fez treinamentos de serigrafia. Chegou em Curitiba em 1973. Aqui concluiu o curso superior de pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Desenvolve experiências de arte não convencional e criação coletiva, culminando na criação do Sensibilizar, grupo de arte e artistas que atuava nas ruas e envolvia a população como motor da obra. Trabalha regularmente, produzindo pinturas, serigrafias, projetos especiais e educativos.

Serviço
Oficina especial – Brincando de voar – para pais e filhos
Data: 20.01.06
Horário: 13h às 17h
Local: Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná

Voltar ao topo