Era uma vez em Hollywood

Qualquer semelhança não é apenas mera coincidência em O profeta. Na trama das seis da Globo, ?cópias? de divas e galãs hollywoodianos desfilam suas estampas de poás, cinturas marcadas por largos cintos ou estruturados topetes e bigodinhos baseados em todo o glamour dos anos 50. Marilyn Monroe, Clark Gable ou Audrey Hepburn, por exemplo, são alguns dos ídolos que inspiraram a produção. Eles também serviram de orientação para os figurinistas Sônia Soares e Paulo Lóis na caracterização de todo o figurino da novela adaptada por Walcyr Carrasco.

A dupla ainda se debruçou sobre recortes de revistas empoeiradas e um vasto arquivo cinematográfico da época para compor o visual dos personagens. ?Cada ator se parece com algum artista da época. As inspirações surgiram através de algumas semelhanças, como Paola Oliveira, que tem a doçura da Grace Kelly?, explica a figurinista, se referindo à protagonista Sônia.

Sensualidade de Marilyn no personagem de Paula Burlamaqui.

Para apimentar o figurino da vilã Carol Castro, que vive a ambiciosa Ruth, os figurinistas lhe deram o ar esnobe de Ava Gardner, que adorava colecionar jóias e amantes sedutores. Por isso, o visual da personagem é todo pespontado com vestidos sensuais, decotes profundos e algumas peças de pele, que sugerem uma sutil luxúria. Marilyn Monroe, a ?femme fatale? da tela grande também inspirou a sensualidade de Teresa, de Paula Burlamaqui, que usa uma peruca curta e ondulada num tom louro platinado. ?Também fizemos um vestido idêntico ao que a Marilyn usou no filme O Pecado mora ao lado para caracterizar ainda mais a personagem?, explica Paulo Lóis.

Uma das peças mais curiosas – e sensuais – são as hoje pouco usadas anáguas, que escondiam as pernas roliças das ?pin-ups? mais atiradas da época, como a Baby, de Juliana Didone. O ?look? da personagem, aliás, é inspirado na elegante Audrey Hepburn, protagonista do filme Bonequinha de luxo. Topetes masculinos também têm vez. Debaixo de muito laquê, Tony, o personagem de Daniel Ávila, se veste como um ?rebelde sem causa?. Seu acervo é composto de jaquetas de couro e muito jeans, totalmente criado a partir do visual de James Dean no filme Juventude transviada. ?O interessante é que as roupas de época ficam inadequadas nos personagens e até engraçadas. Precisamos misturar muita coisa contemporânea com detalhes da época justamente para parecer antigo?, ressalta Sônia.

O recurso de misturar o retrô com o contemporâneo, na verdade, é muito utilizado nas mais recentes coleções de moda que, em sua maioria, foram também inspiradas nos anos 50, com o ?revival? de tecidos com poás, saltos anabela, cintura mais alta, saias godês e bordados, por exemplo. ?Isso nos ajudou muito. Compramos muitas roupas de marcas como Reinaldo Lourenço, Adriana Barra, Maria Bonita Extra, Mixed, Le Lis Blanc, Tessuti e Zara. Nem todas precisamos fazer?, constata Paulo.

Todo esse trabalho de pesquisa e modelagem do figurino começou três meses antes da trama estrear. Nesse período, foram definidos os estilos e as ?tendências? de visual de cada personagem. Alguns, segundo os figurinistas, de tão caricatos, são mais fáceis de caracterizar. Como a vidente charlatã Rúbia, de Rosi Campos, inspirada na atriz Gloria Swanson, já em sua maturidade. A vestimenta de Ernesto, de Mário Gomes, foi baseado no eterno galã Clark Gable. Independentemente dos astros hollywoodianos, o acesso fácil a modelagens de diversas épocas facilita o trabalho dos figurinistas. ?Sem falar que os anos 50 estão na moda. Nesse momento, os estilistas estão com seus olhares voltados justamente para essa época?, constata Sônia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.