Foto: Divulgação
André Antunes Fadel foi o vencedor do concurso.

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) esteve em plena efervescência durante esse final de semana por conta da realização do Concurso de piano Edna Bassetti Habith, que nesse ano foi realizada a quinta edição. O evento se tornou um celeiro para admiradores da música que puderam prestigiar a apresentação de 19 pianistas. O objetivo do concurso é de estimular e aprimorar o conhecimento dos alunos da Embap no universo da música.

O grande vencedor do concurso foi André Antunes Fadel. Nas partituras de apresentação do pianista: H. Villa Lobos Ursinho de Algodão Prole do Bebê n.º 2 e J. S. Bach Partita em Si b n.º 1. O segundo lugar quem levou para casa foi Rafael Friesen apresentando G. Guarnieri Toccata e J. S. Bach Prelúdio e Fuga VI . vol.I do Cravo Bem Temperado.

No repertório das apresentações, composições de vários períodos da história da música e de nomes renomados como Vila Lobos, Mozart e Bach. Para a premiação dos candidatos, o concurso foi divido em quatro ciclos, esses foram identificados de acordo com a série em que o aluno cursa. O primeiro ciclo destinado a alunos do segundo ao quarto ano; o segundo ciclo do cinco ao sétimo ano; o terceiro aos estudantes dos cursos avançados de Licenciatura em Música (LM), Superior em Composição e Regência (SCR) e Superior em Composição (SC). E o quarto ciclo, o mais avançado e mais disputado deles, alunos do curso superior de instrumentos.

Nos três primeiros ciclos, os participantes teriam que apresentar três peças, sendo que uma do período barroco, uma estrangeira e uma nacional. E no quarto ciclo, os participantes deveriam incluir no repertório composições do período barroco e uma nacional e apresentar de W. A. Mozart o Concerto para Piano e Orquestra KV 414.

Sobre o olhar atento da banca examinadora composta pelos pianistas Antonio Bezzan, Danuta Rocha, Zélia Chueke, juntamente com a professora Leilah Paiva, pianista e coordenadora do evento outros jovens pianistas foram premiados. No primeiro ciclo, Carolina das Chagas Cruz abocanhou a primeiro lugar apresentando as peças de J. S. Bach, Um Petit Choral, A. Rowley Mr. Punch e Widmer Bão-Balalão.

Nos segundo e terceiro ciclos, a premiação ficou, respectivamente com os estudantes Asafe Bonato dos Santos e Tiago Gulmine da Silva. Asafe teve como repertório J. S. Bach Polonaise, E. Aguiar 4 Danças dos Animais e L. V. Beethoven Sonatina. E Tiago se apresentou mostrando J. S. Bach Sinfonia n.º 4 dm re menor, J. Haydn Sonata em Mi Bemol Maior Hob. XVI/49 e H. Villa Lobos O Polichinelo Prole do Bebê n.º 1.

Para o próximo ano, algumas novidades estão previstas para a realização do concurso. As inscrições para o concurso serão abertas a todos os alunos de piano do Paraná. O evento será feito em duas etapas, sendo a primeira delas vai ser eliminatória que será realizada em junho. A final do concurso será realizada em novembro e terá a gravação de um CD com composições de músicos brasileiros. E entre os homenageados para a próxima edição, o compositor erudito Camargo Guarnieri.

Para a realização do evento, a Trento Edições Culturais contou com o patrocínio da Potencial Petróleo, La Violetera e BRDE.