Em tempo de férias

A leitura é um prazer que deve ser cultivado o tempo todo. E crianças e jovens podem, entre uma praia e uma piscina, desfrutar desse prazer, pois livros não faltam, nem no verão. Numa rápida passagem pelas livrarias, quantas novidades! Tem até algumas surpresas, como a estréia do artista plástico e ilustrador Ciro Fernandes nas letras.

Ciro Fernandes assina Sonho de Papel (Editora José Olympio, 36 páginas), em que conta a história das possibilidades do papel em versos e desenhos feitos com aquarela. Papel, papelão, guardanapo, jornal, balão de festa junina, bilhete de amor ou uma pipa são os personagens de uma poética aventura.

Com ilustrações de Nelson Cruz, Rio Acima Mar Abaixo (Melhoramentos, 24 páginas) traz Rogério Andrade Barbosa comemorando 15 anos de contrato com a editora. E sua fonte de inspiração é o folclore, reunindo o ritual do Marabaixo, em que no Amapá homenageia o Divino Espírito Santo durante a Semana Santa, e a lenda da Pororoca: da Melhoramentos ainda e também para a garotada, outros bons títulos são O Livro Perdido dos Bruxos, em que Janice Kilby, Deborah Morgenthal e Terry Taylor ensinam feitiços, poções e coisas mágicas para os pequenos aprendizes de Harry Potter.

Um delicioso achado é a série Garotos e Garotas, best-seller juvenil da Melhoramentos. E mais dois títulos que vão ajudar (e muito!) a galera a conquistar os garotos e as garotas que fazem seus corações disparar. Coisas que toda garota deve saber sobre garotos e Coisas que todo garoto deve saber sobre garotas são livros que funcionam como um manual e vêm com toques como: os vários tipos de garoto e de garota que existem no “mercado”, um guia sobre vários assuntos – acne, paqueras, brigas, encontros.

Meninas moças e meninos na pré-adolescência têm uma leitura fundamental: Sexualidade-Um Guia de Viagem para Adolescentes, de Cristina Vasconcellos (Editora Martins Fontes, 198 páginas). Como o próprio título anuncia, o livro fala do corpo e do comportamento, numa linguagem descontraída e sem ranços preconceituosos. Menarca e semanarca estão entre os temas a serem descobertos nessa misteriosa aventura que é a descoberta do próprio corpo e do prazer.

A premiada coleção Jabuti da Editora Saraiva apresenta Não se esqueçam da rosa, de Giselda Laporta Nicolelis. Numa época em que fala (e se teme) de guerra, o livro é dos mais oportunos: conta a história de Hanako, uma garota de 13 anos que herdou do pai uma doença genética causada pela bomba atômica lançada em Hiroshima.

Para crianças por volta dos 7 anos ou mais, uma historinha bem gostosa e de amor:; Num marte pequenino, de Gláucia de Souza, que é professora em Porto Alegre. Ela conta o drama de uma marciana e um marciano que se conhecem mas não podem se tocar, ainda que vivam num planeta bem pequeno, pois estão presos ao chão.

Voltar ao topo