Em poema, Maury Cruz volta ao passado

Um segundo olhar caminhando na vida é o quinto  livro publicado pelo professor Maury Rodrigues da Cruz. O lançamento foi no dia de seu aniversário, domingo passado, 1.º de maio, para um grupo de amigos que foi cumprimentá-lo. Nesta edição, Maury usa a poesia para dialogar com seu ?eu? interior. Relembra momentos de sua vida, onde a singeleza, pureza de momentos preciosos da infância, parte deles vividos em Castro, cidade onde nasceu. E é no poema ?Uma visão de minha infância – Minha casa?, que isto fica mais claro, quando diz:

?Minha casa modesta, tosca, simples, muito alegre,

O jardim, os pássaros, as cores, o meu mundo.

A cerca, o limite, a certeza de segurança.

O cheiro, ah!, que bom sentir aquele cheiro.

O meu quarto, a porta, a janela, os móveis, as cores, que profundo magnetismo…?

E continua, fazendo-nos lembrar também de nossos momentos em família, na infância. A maioria se sente nostálgica diante destas lembranças. E como é bom lembrar. Neste livro Maury nos proporciona, também, a oportunidade de fazermos uma rápida regressão aos bons tempos vividos.

O autor

Maury Rodrigues da Cruz nasceu em um 1.º de maio, em Castro. Coincidência ou não, foi no Dia do Trabalho, e o aniversariante faz jus à data, pois é pessoa que sempre trabalhou e não pára nunca. Licenciou-se em Ciências Sociais, bacharelou-se em Direito, fez pós-graduação em Orientação Educacional e mestrado em Educação.

Foi professor primário em escolas isoladas, professor secundário e técnico profissional em escolas oficiais e particulares, e ainda professor, cordenador de curso e diretor de ensino superior na UFPR e Faculdade de Direito de Curitiba. Ainda orientador de pesquisa de pós-graduação. No período de 1987 a 1994 foi diretor do Museu Paranaense. Maury é diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas-SBEE e da Faculdade Dr. Leocádio José Correia- Falec.

Ieda Matias é jornalista

Voltar ao topo