Considerada pelo críticos um dos maiores fracassos do horário nobre da Globo, Em Família terá seu último capítulo reprisado hoje, mas sem conseguir reverter a má impressão que causou no público. Com duração menor que as demais novelas do horário, a trama tem um fim que não foge do padrão, com casamentos e grávidas além do trágico fim do romance entre Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes).

continua após a publicidade

“Em Família tem o mesmo estilo de todas as minhas outras novelas, acho que cumpri bem meu papel. É uma novela com grandes personagens, grandes questões e muita conversa”, avaliou o autor Manoel Carlos, criticado logo de início por escalar Julia Lemmertz como sua Helena. E a prova de que o público não concorda com a afirmação de Maneco são as diversas listas publicadas na internet com possíveis justificativas para o fracasso.

Os protagonistas chatos é a primeira crítica, seguida pela ausência de um vilão autêntico e a confusão de idades entre os personagens. Além disso, os furos na história não passaram despercebidos, com perguntas que ficaram sem respostas: quem matou Gorete (Carol Macedo)?, onde foi parar a mãe de Shirley (Vivianne Pasmanter) e o que aconteceu para Helena mudar de personalidade tão rapidamente?

Justiça seja feita, o único ponto elogiado da novela foi o relacionamento entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller), casal que ganhou a simpatia do público. As duas protagonizaram mais de um beijo gay e ainda encenaram o primeiro casamento entre duas mulheres na televisão
brasileira.

continua após a publicidade