Em razão do adiamento da exposição "Olhares de Jesus", de Valdir Rodrigues, o Museu de Arte de Cascavel apresenta temporariamente a exposição de desenhos "Olhar no Infinito – Devaneios", do paulista Marcelo Rodrigues Peres. O artista plástico expõe suas obras até quinta-feira, dia 18. A visitação acontece das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 19 horas.

Peres trabalha com materiais alternativos como jornal, panfletos e folhas de cadernos, enquadrando sua arte sempre ao contexto onde está inserida. "Meu trabalho é muito livre. Observo o ambiente ao redor e, assim, produzo minhas obras traduzindo os objetos de acordo com minha imaginação. Antes, os trabalhos apresentavam fragmentos da realidade, mas atualmente apenas os interpreto, sem compromisso com o real", diz ele, que considera o abstrato a melhor maneira para expressar suas idéias.

Com riscos rápidos de giz pastel, ele fabrica um desenho em questões de segundos. "’Devaneios’ é a melhor palavra para intitular este conjunto de obras porque são linhas soltas, de pensamentos também soltos", explica. Ainda que suas obras sejam consideradas por ele mesmo como um "mosaico de estilos", a característica que mais se sobressai é a do Expressionismo Abstrato. "Também tenho um pouco de Surrealismo nas obras feitas na técnica bico de pena, mas prefiro não traduzi-las. Encaixo esta arte em um estilo para que seja possível defini-la dentro da História", completa Peres.

O artista é formado em Ciências Sociais pelo Instituto Moreira Sales de Poços de Caldas (SP) e aproxima seu estudo com seu trabalho. "Apesar de conflitante, sempre me preocupei em fazer com que estas áreas se cruzassem. Sempre que posso, desenvolvo trabalhos em praças públicas e creches porque gosto de trabalhos sociais. Certa vez produzi painéis em festas rave, possibilitando uma integração de artes, performances e músicas", afirma. Peres gosta de trabalhar em público e não se intimida com os curiosos. "Isto prova que o artista sabe de sua arte e que a faz em qualquer situação".

Para ele, que nunca foi aluno de artes, a melhor forma de aprender se encontra nos livros. "A arte é fazer. Não adianta saber sobre tudo e passar a vida estudando arte se não se produzir", pensa o desenhista. Marcelo Rodrigues Peres chegou a pouco tempo em Cascavel e pretende apresentar um trabalho mais complexo em breve. A exposição é uma realização da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura. Informações pelo telefone (45) 3321-2121.

Serviço:
Exposição temporária "Olhar no Infinito – Devaneios", de Marcelo Peres
MAC
De 16 a 18 de abril
Visitação das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 19 horas.
Informações pelo telefone (45) 3321-2121, no MAC