Elysium marca estreia de Wagner Moura em Hollywood

O longa-metragem Elysium, ficção científica de US$ 115 milhões, não marca apenas a volta de Neill Blomkamp, diretor do premiadíssimo Distrito 9 (2009). É também é a estreia do ator brasileiro Wagner Moura em Hollywood ao lado de Matt Damon, Jodie Foster e da amiga, a atriz Alice Braga.

O personagem de Wagner Moura em Elysium, tem uma quase imperceptível tatuagem da bandeira do Brasil. Certa vez ao vê-la, Matt Damon, intérprete do protagonista do longa, perguntou ao brasileiro: “Por que você tem um hambúrguer tatuado no braço?”.

Moura, conhecido pelo papel de Capitão Nascimento em Tropa de elite (2007), recordou o episódio durante entrevista coletiva nesta semana em São Paulo. “Eu falei: ‘Brother, essa é a bandeira do meu país’. Ele pediu desculpas…”, comentou, entre risos.

Pesadinha

Alice Braga, que faz o principal papel feminino, também esteve no evento de lançamento do filme, que entra em cartaz em 20 de setembro.

“Alice passa metade do filme carregando uma menina no colo”, observou Wagner Moura, referindo-se à filha doente da personagem da colega. “O filme foi passando, e a menina foi ficando mais pesada. Teve um dia em que Alice falou: ‘Essa menina tá muito gorda, tá fo…, ela precisa parar de comer”, descreveu, provocando novos risos. Alice respondeu: “É mentira, tão bonitinha, tadinha, ela é o máximo… Em filme de ação, você tem de saber os momentos de dar risada. Acho que o Wagner se divertiu um pouco com isso também”.

História

A trama se passa em 2154. É um futuro em que os ricos mudaram-se da Terra para uma estação espacial. Por aqui, resta um planeta superpovoado por uma gente miserável que, compreensivelmente, deseja ter acesso à imigração. É o caso de Max (Damon), ex-presidiário que sofre grave contaminação no trabalho, de Spider (Moura), espécie de contrabandista que transporta o povo ilegalmente de um lugar ao outro, e Frey (Alice), enfermeira desesperada para salvar a filha.