Educadora Tania Zagury lança o livro ?Professor Refém? no Teatro da Caixa

Tania.jpgA educadora carioca Tania Zagury é a próxima convidada do projeto Sempre um Papo, que é realizado quinzenalmente no Teatro da Caixa. Ela vem a Curitiba no próximo dia 19 (quarta-feira, às 19h30) para o lançamento e debate sobre o livro ?Professor Refém: Porque Fracassa a Educação no Brasil? (Ed. Record).

O que pensam os professores que atuam com nossos filhos nas salas de aula? Quais são suas maiores dificuldades? Sentem-se preparados? Como vêem a educação que os pais dão hoje às crianças? Que avaliação fazem do sistema educacional brasileiro?

Com a clareza, a sensibilidade e a contundência que marcaram seus trabalhos anteriores, a educadora Tania Zagury responde a estas e outras questões, fazendo uma análise fundamental e pioneira do sistema educacional brasileiro fundamentada cientificamente, a partir de pesquisa inédita com cerca de mil e duzentos professores em todo o Brasil.

Uma obra importante não só para professores, mas também para pais, que terão oportunidade de entender o que vem ocorrendo com os profissionais que trabalham na formação de seus filhos. E também para autoridades e instituições, pouco habituadas a ouvir o professor. As angústias e impossibilidades concretas do professor que atua nas salas de aula são aqui dissecadas, lançando luzes sobre o porquê do fracasso do ensino, que angustia a todos nós.

Tania mostra que as sucessivas mudanças do sistema de ensino no Brasil, especialmente a partir de 1970, não foram acompanhadas das condições necessárias à sua execução, ou seja, mudaram-se as leis, mas não a realidade na sala de aula. As novas relações familiares e a falta de limites das crianças minaram a autoridade do professor ao mesmo tempo em que, paradoxalmente, transferiram para a escola atribuições tradicionais da família.

A indisciplina e a falta de motivação das crianças tornaram-se, em conseqüência, dois dos maiores problemas dos educadores. Nesse contexto, o professor se tornou uma espécie de refém do excesso de tarefas, da família, da sociedade e das decisões educacionais equivocadas. Ao mesmo tempo, segundo Tânia, é ele o verdadeiro herói brasileiro ? afinal, poucos profissionais se dedicariam tanto com tais condições de trabalho.

?O Professor Refém? chega para reforçar a preciosa parceria entre pais e professores, bem como entre os que planejam e os que executam as políticas educacionais. E para demonstrar que não haverá solução para a educação brasileira enquanto não se investir na formação continuada do professor e em medidas passíveis de serem efetivamente executadas.

Tania Zagury é carioca, casada e tem dois filhos. Filósofa, pesquisadora e mestre em Educação, vem mantendo em todos os seus livros uma linha de trabalho que se caracteriza pela pesquisa científica empreendida a partir da percepção e estudo de fenômenos da realidade social e sua tradução em linguagem clara e objetiva, de forma a atingir leitores de qualquer nível cultural.

Assim, ?Sem padecer no paraíso?, ?Educar sem culpa? e ?O Direito dos Pais? enfatizam a importância da ética na educação; ?O adolescente por ele mesmo? e ?Encurtando a adolescência? revelam o adolescente brasileiro e a necessidade de responsabilizar os jovens, na busca da cidadania; ?Limites sem trauma: construindo cidadãos?, livro de educação mais vendido em 2001, trouxe embasamento aos pais na difícil tarefa de dar limites aos filhos. ?Escola sem conflito? é obra fundamental na construção de um relacionamento harmonioso entre família e escola. ?O Professor Refém? é seu 13º livro.

No dia 20, o projeto Sempre Um Papo estará sendo realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde Tânia lança seu livro a partir das 10 horas, no Auditório da Reitoria do Campus Central da UEPG.

Serviço
?Sempre Um Papo? com a educadora Tania Zagury.
Dia 19 de abril, 19h30, no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280).
Entrada Franca.

Voltar ao topo