Educação infantil através da fantasia

Dois irmãos de Curitiba, Daniel e Lígia Barcelos, foram os vencedores do Fórum Brasil- Mercado Internacional de Televisão 2007, como o Melhor Projeto de Animação, pela série infantil Os abelhudos. Esse fórum é realizado há oito anos e é considerado o principal encontro independente de negócios em programação da América Latina. O evento, realizado em maio, em São Paulo, reuniu cerca de mil profissionais do mercado audiovisual do Brasil e do exterior, e teve como jurados executivos dos canais de televisão Discovery Kids, CBC, TVE, Bell Canadá Found e Rá-Tim-Bum.

Os abelhudos foram criados pelos irmãos em 1997, quando os dois perceberam uma carência de produtos voltados à educação infantil. ?Percebemos essa necessidade e resolvemos juntar nossas habilidades e montar uma alternativa diferente para as crianças?, explica Daniel que é publicitário e diretor de criação e arte. Lígia é psicóloga e pós-graduada em educação infantil. ?A nossa filosofia de trabalho tem quatro pilares. O primeiro é a diversão e o entretenimento, o segundo é a criatividade, o terceiro é a informação e o quarto é a responsabilidade. Nossos conteúdos não têm violência e são sempre assuntos de interesse, como o aquecimento global, o uso racional da água, cuidados com a saúde e no trânsito?, conta ele.

Os abelhudos começaram no impresso. Por dez anos existiu a revista, que trazia as histórias sobre os oito personagens centrais, brincadeiras e passa-tempos, que mantinham interatividade com as crianças. Agora o produto é comercializado impresso dentro de alguns jornais do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. ?A gente está sentindo que o produto está maduro. Nestes 10 anos ele evoluiu, cresceu e amadureceu. Nós temos um produto que diverte as crianças, tranqüiliza os pais e agora, com esse prêmio, nos mostra que o mercado e as emissoras de TV têm interesse em produtos assim. Então nós estamos no momento certo para lançar o produto, só que a produção é demorada e cara?, justifica Daniel. ?Nós trabalhamos com valores: solidariedade, igualdade, justiça, combinando diversão, conhecimento, encantamento e fantasia?, argumenta Lígia que falou também do motivo da figura da abelha como personagem. ?Escolhemos a abelha como ícone para criar os personagens por ela ser um bichinho que trabalha em sociedade, que é.?

Os irmãos estudam no momento algumas propostas oferecidas no fórum, e afirmam que acreditam na televisão e na internet como importantes ferramentas para educação infantil. ?As crianças estão passando cada vez mais tempo em frente à televisão e ao computador, então porque não ocupar esse tempo com diversão e informação? É nisso que acreditamos. É claro que cada criança vai receber essas informações e agir de uma maneira diferente, uma vai transformar essa informação em conhecimento, outra vai ficar apenas com a diversão, mas o nosso propósito é passar valores através da fantasia?, completa Daniel.

Voltar ao topo