É preciso ?adolescer? bem informado

O projeto Adolescer.com foi criado com o objetivo de informar aos jovens adolescentes sobre assuntos tabus desta fase da vida por meio da arte. O projeto começou em 2004 durante o VIII Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e da Adolescência realizado em setembro. O texto coube a Anna Zétola e Luciana Narciso que conversaram muito com os médicos da Sociedade de Ginecologia do Paraná e com dezenas de jovens curitibanos de 12 a 20 anos e depois de longa pesquisa.

A direção do espetáculo é de Anna Zétola, e apesar de todos os atores serem jovens, todos são profissionais. Em outubro, a peça fez temporada no Teatro Regina Vogue com grande aceitação e um  público de três mil pessoas.

Em 2005, Adolescer.com teve o patrocínio da empresa Schering do Brasil, no projeto de levar alunos da rede pública de ensino do Paraná gratuitamente ao teatro. Foram mais de 18.000 jovens entre Curitiba, Antonina, Lapa, Araucária, Castro, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, São José do Rio Preto no estado de São Paulo. O projeto conta com o apoio das empresas O Boticário e Orpec, e do Centro Cultural Teatro Guaíra.

A linguagem é bem moderna conta a diretora Anna Zétola e bem os estilo da TV e Internet, e é um diário virtual em que cinco jovens vão prestar seu depoimento dentro dos BLOGS individuais, contando suas experiências.

Assuntos como sexo seguro, aids, gravidez precoce, acnes, drogas, bebidas e virgindade. Um telão, no cenário onde os personagens virtuais atuam, por exemplo, o ator Luiz Melo, um pai ausente, tão comum nos dias de hoje, contracenando com cenas em tempo real.

Voltar ao topo