O espetáculo de dança “Duas Histórias Movimentadas”, estreia nesta sexta-feira (11) na Caixa Cultural. A montagem apresenta os balés “Stambello” e “Koitxagnaré”, ambos do bailarino e coreógrafo Rodrigo Mello. Estes balés foram concebidos sob narrativas e em datas e locais distintos, porém apresentam uma mesma proposta: encontrar novos códigos de movimentação ainda não explorados, que deverão levar a essência e a identidade do intérprete e/ou da personagem pesquisada, procurando desprender-se de padrões de estética, de forma ou de aparência já estabelecidos.

Do espetáculo, o balé “Koitxagnaré” apresenta seis personagens, sendo um açougueiro e uma dona de frigorífico os protagonistas de uma antropofagia simbólica, onde o ser humano devora, consome e aprecia a virtude do outro através da carne.

O balé “Strambello” conta com três intérpretes completamente independentes e desconhecidos entre si. No decorrer do balé, os corpos destes intérpretes, diante de suas diversidades e estranhezas, descobrem uma maneira de dialogar através de um olhar, de um sorriso ou de um gesto, e aos poucos vão se envolvendo numa atmosfera única. Apesar de uma aparente esquisitice aos olhos do espectador, o convívio em cena entre estes intérpretes faz com que cada momento se torne belo e plástico.

São balés formados por cenas fragmentadas, curtas, dinâmicas e não previsíveis. Em ambos, a movimentação tem forte interferência sonora, reconhecidamente brasileira. “Strambello” foi criado originalmente para o Grupo Osômuié, de Salvador e ganhou o prêmio Klauss Viana em 2006. “Koitxagnaré” foi concebido no projeto Atelier Coreográfico do Balé Teatro Guaíra, em 2008.

Serviço:

“Duas Histórias Movimentadas”
Teatro da CAIXA
Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba
De 11 a 13 de junho
Horário: sexta e sábado 21h e domingo 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA)