Dragão Vermelho, outra estréia de hoje nos cinemas, dirigido por Brett Ratner, dá continuidade à saga do canibal Hannibal Lecter. Mas sua história se desenrola antes da de O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, pois remete a Manhunter dirigido por Michael Mann em 1986, que também passou no Brasil como Dragão Vermelho.

Seria uma injustiça negar as qualidades de Dragão Vermelho. É melhor que o barroco Hannibal, de Ridley Scott. No começo do filme, o policial Edward Norton descobre um tanto tardiamente que o sofisticado diretor da filarmônica, Hannibal Lecter, é canibal. Quase paga com a vida por isso. Lecter vai para um presídio de segurança máxima e Norton, que a essa altura se aposentou, retoma a insígnia de policial para caçar outro assassino em série.

O canibal já está preso quando entra em cena o serial killer interpretado por Ralph Fiennes, cujo padrão de comportamento ajuda a explicar o do Dr. Lecter. “Pensamos que seria muito tolo ficar dando explicações do tipo causa-e-efeito para Hannibal, com quem o público já está acostumado. Por isso, usamos o personagem de Ralph para iluminar as zonas sombrias da personalidade de Hannibal”.

Mais estréias

Outra estréia importante de hoje é Por um Sentido na Vida, do espanhol Miguel Arteta. Nele, Jennifer Aniston (estrela do seriado Friends) é Justine, uma mulher ansiosa por formar uma família com o marido Phil (John C. Reilly), um pintor de paredes que só pensa em fumar maconha com o amigo Bubba (Tim Blake Nelson). Frustrada, ela começa um caso com um jovem colega de trabalho. Porém, o caso dos dois vira obsessão, e Justine se vê enrolada numa teia de chantagem, perigo e amor.

John Woo também marca presença com Códigos de Guerra, estrelado por Nicolas Cage. O filme trata de uma estratégia utilizada pelos americanos na 2.ª Guerra Mundial, para impedir que os japoneses decifrassem seus códigos. Os yankees recrutaram centenas de índios navajos como fuzileiros, treinados para usar um código baseado na sua língua nativa. Para protegê-los e ao código foram destacados agentes especiais, como Cage.

Antonio Banderas é a estrela de Pequenos Espiões 2 – A Ilha dos Sonhos Perdidos. Nesta continuação, o casal de irmãos espiões se junta a outra dupla de agentes mirins para enfrentar um geneticista maluco numa ilha.