Aos 90 anos, a poeta e professora Helena Kolody recebe amanhã, das mãos do reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Moreira, o título de doutora honoris causa da instituição. A solenidade acontece às 19h no Teatro da Reitoria, e vai contar com apresentações artísticas sobre o trabalho da poeta. “Sou um fã incondicional da pessoa e da obra de Helena Kolody, por isso propusemos ao Conselho Universitário, em conjunto com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, a homenagem. E este não teve nenhuma dúvida em outorgar-lhe o título”, disse ontem o reitor. “E estamos comemorando 90 anos, mesma idade da professora. Nada mais justo do que lembrá-la”.

Dia do Artista

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap-PR) convida para a solenidade em comemoração ao Dia do Artista Plástico e ao aniversário de 20 anos da entidade, amanhã, às 19h, na Fundação Mokiti Okada (Rua Manoel Eufrásio, 1.400 – Centro Cívico). Na ocasião, haverá palestra com a professora Maria Cecília Araújo de Noronha e a cerimônia de posse da nova diretoria.

Circo Voador

A banda Circo Voador é a atração de amanhã no Café Curaçao (Rua Sen. Xavier da Silva, 210). No repertório, RPM, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e o melhor do pop-rock nacional dos anos 80 e 90, para ninguém ficar parado. Ingressos masculinos a 7 e femininos a 5 reais. Informações pelo telefone (41) 232-3291.

Noite Latina

Depois de dois feriados consecutivos, o restaurante Toscana abre as portas nesta sexta-feira a partir das 21h com mais uma Noite Latina, com apresentações de tango, salsa, merengue e outros ritmos latinos. Com produção do Centro de Dança Latina Walmir Secchi, é a maior festa de dança de salão do sul do Brasil, reunindo alunos, ex-alunos, admiradores e profissionais da área. Ingressos antecipados a 15 reais, à venda no próprio Centro de Dança (Rua Reinaldino S. de Quadros, 88 -Alto da XV). Informações e reservas pelo telefone (41) 262-1866.

Visões Urbanas

Desde ontem, o MAC – Museu de Arte Contemporânea – apresenta a mostra Visões Urbanas na Sala Theodoro De Bona. Participam da exposição os seguintes artistas: Antonio Peticov, Celina Fontoura, Cybele Varela, Danúbio Gonçalves, Do Carmo Fortes, Domicio Pedroso, Euro Brandão, Leila Pugnaloni, Livio Abramo, Luiz Carlos Andrade Lima, Paul Garfunkel, Paulo Menten, Peter Potocky, René Bittencourt, Ruben Esmanhotto e Silvia Chalreo. Até 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos das 10h às 16h. Informações: (41) 222 5172.

Mostra Saul

A Fábrica de Letras e Músicas (Rua Francisco Nunes, 1.290 – Prado Velho) traz hoje na sua Mostra Saul Trumpet, às 21h, as bandas Coletiva, Nambrena, X Maquina e Real Sub. Antes, às 19h, acontece a palestra Políticas Culturais, Aspectos Técnicos das Leis de Incentivo, com Gilberto Baroni. E amanhã, a partir das 20h, a festa Folia for Fun, com Mamelucos Orbitais e o Carbono Project de Julian Barg. Ingressos a 5 reais.

Singelo

O Mini-Guaíra abriga hoje, às 20h, a segunda apresentação do espetáculo Singelo, com direção de Elenize de Barros e Lucélia dos Reis. Com muita música e poesia, a intenção é “levar o público a fazer um singelo passeio musical”, guiado pelas manifestações artísticas de épocas e estilos diversos. Até dia 21, às terças e quartas, sempre às 20h. Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50. Mais detalhes pelo telefone (41) 3022-6381.

Sentimentalismo fugaz

Abriu ontem no hall do segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná a exposição Sentimentalismo Fugaz, a primeira do artista plástico Jean-Benoît Nicolardot. Na tentativa de expressar sentimentos incontroláveis como amor, ódio, fúria e ciúme num trabalho para a Faculdade de Artes Plásticas, o artista acabou descobrindo a técnica da fuligem sobre papel – também chamada de “fumaça congelada sobre papel” – a partir do efeito do fogo sobre uma folha de papel. Até 20 de maio, com entrada franca.

continua após a publicidade

continua após a publicidade