Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z
Michelle e Giselle Batista, Clarissa e Clara de Malhação.

Na teledramaturgia, é comum que um mesmo ator faça papéis de gêmeos. Mas no terceiro teste que as gêmeas Michelle e Giselle Batista fizeram separadas para Malhação, acreditavam que só havia vaga para uma delas. Acabaram com dois papéis, obviamente de gêmeas. Elas foram escolhidas para viver Clarissa e Clara, irmãs que confundem a todos por sua semelhança física. Na ficção, Clarissa não vê problemas em jogar charme para o paquera da irmã, fazendo-se passar por ela. Já Clara é introvertida e espera pelo príncipe encantado. Na vida real, no entanto, as duas juram que se dão muito bem. ?Ficamos contentes de entrar juntas, mas não nascemos grudadas, embora tenha sido quase ao mesmo tempo?, explica Giselle.

Giselle é dois centímetros mais baixa que a irmã e tem pintas no rosto, mas essas pequenas diferenças não impedem que haja mal-entendidos. Em 2005, Michelle trancou a faculdade de Artes Cênicas para passar seis meses fazendo desfiles na Ásia. Nesse período, Giselle abandonou o curso de Comunicação Social e foi estudar na mesma universidade que a irmã. Na retomada das aulas, Michelle teve uma surpresa. ?Alguns colegas nem sabiam que eu tinha uma irmã gêmea, acharam que ela fosse eu. Quando voltei, houve pessoas confusas com duas meninas tão parecidas?, relembra, aos risos.

Nome: Michelle Batista da Silva e Giselle Batista da Silva.

Data de nascimento: 26 de abril de 1986, em São Gonçalo, Rio de Janeiro.

O primeiro trabalho na tevê: Michelle – Malhação Giselle – Cobras & lagartos.

Interpretação memorável: Michelle – Marco Nanini como Lineu em A grande família. Giselle – Rodrigo Santoro vivendo Neto em Bicho de sete cabeças.

Momento marcante: Michelle – ?Estar participando de Malhação?. Giselle – ?A festa de recepção na minha volta da Ásia?.

A que gosta de assistir: Michelle e Giselle – Programas de culinária.

O que sobra na televisão: Michelle e Giselle – Programas que exploram a desgraça alheia.

Com quem gostaria de contracenar: Michelle – Marieta Severo. Giselle – Marco Nanini.

Se não fossem atrizes, o que seriam: Michelle e Giselle – Música. Giselle – ?Chef? de cozinha.

Que novela gostaria que fosse reprisada: Michelle – Rainha da sucata, de Silvio de Abreu. Giselle – A minissérie Presença de Anita, de Manoel Carlos.

Que papel gostaria de representar: Michelle – Amélie Poulain, do filme homônimo de Jean-Pierre Jeunet. Giselle – Nina, de A gaivota, de Tchekhov.

Filme: Michelle – O fabuloso destino de Amélie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet. Giselle – Brilho eterno de uma mente sem lembranças.

Livro de cabeceira: Michelle – A hora da estrela, de Clarice Lispector. Giselle – Crônica de um amor louco, de Charles Bukowski.

Autor predileto: Michelle – Clarice Lispector. Giselle – João Gilberto Noll.

Diretor favorito: Michelle e Giselle – Zé Celso Martinez Corrêa.

Vexame: Michelle – ?Peguei o tênis de um amigo pensando que fosse o meu, três números menor?. Giselle – ?Caí de costas em frente a um ponto de ônibus em Copacabana?.

Uma mania: Michelle e Giselle – De espalhar bilhetes pela casa. ?Ela me contagiou?, conta Giselle, apontando para a irmã.