A Orquestra Sinfônica do Paraná, a banda Rasterriv, as peças Aconteceu no Brasil e Uma Estória da Nossa História serão as apresentações deste domingo (30) no projeto Teatro Para o Povo, do Centro Cultural Teatro Guaíra. Sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, a Orquestra tocará Rossini (Abertura de O Barbeiro de Sevilha) e Mozart (As Bodas de Fígaro e a Sinfonia N.º 40). O concerto será às 10h30, no Guairão.

A apresentação da banda Rasterriv será no miniauditório, às 11 horas, e a peça Uma Estória da Nossa História será encenada no Guairinha, também às 11 horas. Já a peça Aconteceu no Brasil será encenada na Praça Central de Campina Grande do Sul. Todos os espetáculos têm entrada franca.

O Barbeiro de Sevilha (abertura), de Gioacchino Rossini, abre o concerto da Orquestra, seguido pelas duas peças de Mozart. A Sinfonia nº. 40, é a mais conhecida e popular obra do compositor, que traduz a dupla força de alegria e dramatismo de sua obra, que viria a estrear no mesmo ano de sua morte, em 1791.

Já Bodas de Fígaro é uma obra inspirada em O Casamento de Fígaro de Beaumarchais, e marca o início da colaboração entre Mozart e o libretista Lorenzo da Ponte, que continuaria com ele em outras óperas. Esta abertura é composta de um só movimento. Quatro temas estão presentes nesta abertura, associados aos personagens da ópera Suzana e Fígaro.

Teatro
A peça “Uma Estória da Nossa História” será apresentada no Guairinha e conta a história de uma menina, filha única, que tem dificuldade de se relacionar com os amigos. No seu sonho, seu palhaço tem vida e ensina muitas coisas importantes a ela, inclusive o quanto é fundamental ter amigos e o quanto a amizade é significativa na vida das pessoas. Uma peça dinâmica ede fácil assimilação pelas crianças. Texto e direção de Neiva Camargo, que também está no elenco com Tatiane Iovanovitchi.

Já a peça “Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem”, que recebeu o grande prêmio do Gralha Azul, conta a história da Dona Josefina e suas duas filhas, Amarinda e Miranda. A primeira, muito objetiva e ambiciosa; a segunda, sonhadora e apaixonada. Um dia, chega a este lugar o coronel Vicente Capador acompanhado de seu servo, Saci. Eles viajam em direção ao Porto de Santos, onde Capador pretende vender uma preciosidade que roubou da Floresta Amazônica: o último índio do Brasil.

Também chegam a este lugar Biro-Biro, malandro do Rio de Janeiro, perseguido pela polícia; e Rosendo, sujeito simples, do Nordeste, que deseja retornar à terra natal depois de anos de trabalho em São Paulo. Ao perceber que estão perdidos num lugar longínquo deste país, obrigados a esperar o próximo ônibus – que só passará dentro de uma semana – resta aos forasteiros aceitar a hospedagem oferecida por Dona Josefina.

O texto é de Roberto Innocente e do Grupo Arte da Comédia. Direção: Roberto Innocente. Elenco: Alaor de Carvalho (Rosendo), Ana Rosa Tezza (Vicente Capador), Carol Marzani (Miranda), Cléber Borges (Biro Biro), Janine de Campos (Saci), Jéssica Beatriz (Amarinda), e Patrícia Reis (Josefina).

Banda Rasterriv – Banda de Rock’n roll fundada em 2000 na cidade de Pinhais. Desde o início de suas atividades tem realizado um trabalho puramente autoral. Em suas apresentações toca um repertório próprio, com letras em português, que fazem uma abordagem do cotidiano de um roqueiro, experiências vividas pelos músicos ou amigos, mulheres, bebidas e aventuras. É formada pelos músicos Jorge (bateria), Rolney (guitarras), Reinaldo (guitarras), Yuri (contrabaixo), e Guerreiro (vocal).

Serviço:
Domingo, dia 30
Programação: Orquestra Sinfônica do Paraná – no Guairão, às 10h30;
Banda Rasterriv – no Miniauditório, às 11 horas;
Uma História de Nossa História – no Guairinha, às 11 horas;
Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem – na praça central de Campina Grande do Sul, às 11 horas.