A peça é baseada no livro
Dolores e seus temores:
Uma história bem-assombrada.

Baseado no livro Dolores e seus temores: Uma história bem-assombrada, da autora paranaense Gílian Carraro, o espetáculo homônimo utiliza bonecos, formas animadas e sombras coloridas, para ajudar as crianças a vencerem seus medos e enfrentarem seus problemas.

A peça, encenada pela Alameda Cia. Teatral e com direção de Cristóvão de Oliveira e Lucila Seluniaki, é voltada para crianças de 3 a 12 anos e conta a história da menina Dolores, que era muito medrosa e transformava tudo o que era pequeno e inofensivo em uma coisa monstruosa. Mas com a ajuda de sua tia Lili, ela aprende a lidar com seus medos e problemas e descobre que tudo na vida só depende do ponto de vista e da imaginação.

O projeto da peça foi vencedor do prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2006, para montagem e adaptação do livro para o teatro. O prêmio, que é concedido pelo Ministério da Cultura, Funarte e Petrobras, contemplou, em todo o Brasil, 31 projetos de teatro, dos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Após a temporada no Teatro Cultura, a peça será encenada em projetos sociais e escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba.

Sobre Gílian Carraro

Gílian Carraro (1966-2002), paranaense de União da Vitória, dedicou sua vida e sua história para o resgate da alegria e da poesia. Criou arte para camisetas, adesivos e canecas, com seus desenhos e suas poesias e escreveu um livro artesanal, Vida – tecer fio a fio, lançado em julho de 2000, em Curitiba. Outros dois livros infantis foram escritos pela autora, Dolores e seus temores: – Uma história bem-assombrada, que será lançado no dia 23 de agosto, às 18h, na Biblioteca Pública do Paraná, e Diferente nem mais nem menos, este ainda não publicado.

Gílian faleceu vítima de câncer em fevereiro de 2002, mas suas criações continuam sendo produzidas em camisetas, canecas, adesivos, cartões e livros. São seus familiares que dão continuidade ao trabalho que tem o artesanato como fonte de renda e pode ser encontrado no Espaço das Artes, no Shopping Estação, em Curitiba.

Serviço:

Dolores e seus temores – Texto: Gílian Carraro. Direção: Cristóvão de Oliveira e Lucila Seluniaki. Com Galvani Júnior, Carolina Maia, Fernanda Magnani e Luciana Dal Ri. Estréia dia 26/8 às 16h. Fica em cartaz aos sábados e domingos às 16h até o dia 24/9. Local: Teatro Cultura, Praça Garibaldi, 39. Informações: (41) 3224-7581. Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

Sobre a Alameda Cia. Teatral

Criada em 2002, a Alameda Cia. Teatral busca um aprofundamento da linguagem teatral, partilhando experiências e experimentando formas entre seus integrantes. Entre os espetáculos apresentados pela Alameda Cia. Teatral estão a peça Entre hábitos, que participou da III Mostra da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em 2003, e A loja das maravilhas naturais. O primeiro espetáculo infantil de bonecos da Companhia foi ZYVeríssimo!!! 199,9 MHz, uma viagem pelo mundo de Luís Fernando Veríssimo, e São Peters, que estreou em novembro de 2005 e fez temporada no Teatro Edson Bueno, Espaço Satyros e no mini auditório do Teatro Guaíra.