O documentário “Coração Vagabundo”, do diretor paulista Fernando Grostein Andrade, que narra uma viagem do cantor Caetano Veloso por São Paulo, Nova Iorque, Tókio, Osaka e Kyoto durante o lançamento de seu disco “A Foreign Sound”, teve sua apresentação confirmada durante a terceira edição do Festival de Cinema de Roma, que irá ocorrer entre os próximos dias 22 e 32 de outubro.

continua após a publicidade

Além da homenagem ao cantor brasileiro, que estará presente no dia da exibição, os organizadores do Festival confirmaram a entrega de um prêmio ao Actor’s Studio pelo ator Al Pacino e a apresentação de uma homenagem à dança na história do cinema assinada pelo cineasta norte-americano Michael Cimino.

Entre os primeiros títulos anunciados oficialmente para o Festival está “Der Baader Meinhof Complex”, de Uli Edel, primeira superprodução a enfocar nos anos da guerrilha urbana na Alemanha Ocidental.

Entre os outros títulos destacados estão “The Duchess” – de Saul Dibb e com Keira Knightley e Ralph Fiennes – sobre a duquesa de Devonshire, antepassada da princesa Diana no século XVIII, e um documentário sobre a vida do rei do reggae Bob Marley, que não será, no entanto, a produção de Jonathan Demme, encarregado pela família do cantor para produzir um filme para 2010, em ocasião do 65º aniversário de nascimento do artista.

continua após a publicidade

Al Pacino estará presente no Festival de Roma para receber o Marco Aurélio de Ouro em nome do Actor’s Studio, a célebre escola de atores nova-iorquina que o festival homenageia ininterruptamente desde sua fundação.

Pacino terá direito a uma pequena retrospectiva de sua carreira, com títulos escolhidos por ele mesmo, e que irá incluir os filmes “Ricardo III – Um Ensaio” (1996), “Chinese Coffee” (2000) e o recém terminado “Salomaybe?” (2008), um experimento sobre a obra de Oscar Wilde “Salomé”, com o ele próprio atuando como rei Herodes.

continua após a publicidade