DJ visita Gilberto Freyre

O DJ Dolores e Orchestra Santa Massa, de Recife, apresentam o CD Contraditório (Candeeiro/Trama). A primeira aparente contradição está na escolha do autor que inspira seu título: nada supostamente mais distante da cultura eletrônica do que Gilberto Freyre, esse sociólogo genial que, a maneira de Jorge Luís Borges, foi reduzido durante muitos anos ao triste status de conservador retrógrado por conta de sua suposta complacência com a ditadura militar.

O mestre de Apipucos também foi um campeão dos paradoxos: membro da racista aristocracia pernambucana, foi o primeiro, no entanto, a reconhecer em seus trabalhos de início de carreira, o papel fundamental de índios e afro-brasileiros na formação de nossa cultura. E dedicando-se de corpo e alma à construção da identidade nacional, não hesitou em adotar nas suas pesquisas os mais modernos métodos antropológicos aprendidos nos estudos em terras norte-americanas.

Essa maneira desencanada de se assumir contraditório serve de inspiração para DJ Dolores e Orchestra Santa Massa construírem as faixas desse disco, gravadas no estúdio da Muzak, no Recife. Afinal, o que um ex-punk está fazendo com tantos samples e batidas digitais? E por que um guitarrista admirador do Stooges dividira o palco com um rabequeiro filho de uma das figuras chaves da cultura popular pernambucana? Não existe impasse algum nesses backgrounds diferentes, é o que mostra um som capaz de canalizar tantas influências para construir algo que, como Gilberto Freyre, transcende o falso dilema do regional versus o universal.

Hélder Aragão e a Santa Massa estão há muito tempo nessa trilha. O primeiro é um dos mais antigos militantes da cena do Recife, usando seu codinome feminino para assinar trabalhos em áreas tão diversas quanto o videoclipe (os primeiros vídeos da Nação Zumbi e do Mestre Ambrósio), a trilha sonora para teatro e cinema e as capas de discos (novamente, os primeiros discos da Chico Science e Nação Zumbi e Mestre Ambrósio). Os integrantes da Santa Massa têm carreiras paralelas em algumas das mais renomadas bandas locais.

Juntos há três anos, DJ Dolores e a Orchestra Santa Massa misturam rabeca e guitarra, drum and bass e baião, Santa Cruz e Sport, Aphex Twin e Ascenco Ferreira e fabricam a dança da moda, capaz de sacudir corpo e espírito em qualquer terreiro dos quatro cantos desse mundo.

O Candeeiro Records é um selo independente que surgiu da vontade de registrar muita coisa legal que acontece na cena musical do Recife. A diversidade e criatividade da manguetown já eram notórias e a possibilidade de registrar artistas que muitas vezes eram desprezados pelas grandes gravadoras por não serem “vendáveis” parecia uma utopia. O maior objetivo do selo é registrar e divulgar a cultura local, mapeando a diversidade sonora de Pernambuco em toda a sua originalidade.

Voltar ao topo