Diretor e elenco não vão mais devolver os Kikitos

O diretor Joel Zito Araúdjo, que tinha manifestado na segunda-feira a intenção de devolver os Kikitos ganhos por Filhas do Vento no Festival de Gramado, anunicou que voltou atrás na decisão. Segundo ele, o presidente do júri, o crítico Rubens Ewald Filho, manifestou publicamente o pedido de desculpas a ele e ao elenco. Na segunda-feira, Ewald Filho deu uma declaração ao Jornal do Brasil dizendo que “a premiação foi totalmente plenejada (…) Ou alguém acha que foi à toa que demos prêmios para seis atores negros em um Estado como o Rio Grande do Sul, que sempre foi acusado de desprestigiar o negro?”.

“Na segunda-feira, Rubens Ewald já tinha me passado um e-mail com o pedido de desculpas. Então decidi voltar atrás e não devolver os Kikitos. Mas ontem, a decisão é coletiva. Não vamos mais recusar os prêmios”, disse o diretor, que aguardava a manifestação de seu elenco premiado, Ruth de Souza, Lea Garcia, Milton Gonçalves, Rocco Pitanga, Thaís Araújo e Thalma de Freitas para tomar a decisão final.

Joel Zito disse que não quer que toda a polêmica manche o filme, que deve ser exibido no Festival do Rio, em outubro, e chegar ao circuito em novembro.

“Acho que foi um ato falho de Rubens. Não acredito que ele seja preconceituoso, mas a crítica e os jornalistas devem ter mais cuidado ao manifestar declarações pré-conceituadas antes de ver o filme”. Como diz Milton (Gonçalves), o vírus do preconceito é tão inteligente, que se manifesta muito fácil.

Voltar ao topo