Diretor brasileiro dirige ópera na Inglaterra

O diretor brasileiro Cleber Papa está dirigindo na Inglaterra a ópera Norma, de Vincenzo Bellini, a convite da tradicional companhia britânica Dorset Opera. A ópera estréia depois de amanhã, em Sherborne, regida pelo maestro Patrick Shelley. O elenco é formado pela armênia Karine Babajanya (Norma), pela norte-americana Andrea Bake (Adalgisa), pelo búlgaro Michail Milanov, pela inglesa Annalise Whittlesea (Clotilde) e pelos tenores brasileiros Eduardo Itaborahy (Polione) e Mauro Wrona (Flávio). Outros dois brasileiros também participam da produção: Gilberto Chaves (assistente de direção) e Homero Velho (diretor de palco).

Segundo Papa, o convite para dirigir a montagem anual da Dorset Opera, bem como a participação de vários profissionais brasileiros no espetáculo, reflete a crescente globalização que atinge, também, o mercado operístico. “Antes, apenas importávamos cantores, diretores e cenógrafos para as óperas apresentadas no Brasil. Hoje, cada vez mais, os profissionais brasileiros atuam em produções do exterior. As fronteiras da ópera praticamente não existem mais”, argumenta. Ele ressalta que, além disso, a encenação de Norma permitirá “demonstrar na Europa um pouco do que se está fazendo em ópera no Brasil e ampliar fronteiras para artistas brasileiros”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.