No dia 20 de abril será celebrado o Dia Interamericano da Cultura 2006, com o objetivo de promover a cultura como elemento central nos processos de união política e econômica que estão ocorrendo nos países do continente americano, tanto em nível regional como continental. Este ano será a terceira edição do Dia Interamericano da Cultura, instituído pela Organização Capital Americana da Cultura, com a intenção de reafirmar e fortalecer os laços culturais entre os povos das Américas, e promover a cultura como ferramenta de coesão e desenvolvimento social. O Dia Interamericano da Cultura 2006 tem como lema "A Cultura, ponte de integração das Américas".

continua após a publicidade

Xavier Tudela, presidente da Organização Capital Americana da Cultura, manifestou por ocasião da convocatória do Dia Interamericano da Cultura 2006 que "a cultura não é somente espetáculo, divertimento, entretenimento. A cultura é também conhecimento, reflexão, inovação, debate e diálogo. Pretendemos que durante esse dia possamos situar a cultura num lugar chave em nossas sociedades, estendendo-a a todos os setores da população e que consigamos valorizar a cultura como instrumento de união e integração das Américas".

Todas as cidades do continente americano podem participar da celebração do Dia Interamericano da Cultura 2006.

Capital Americana da Cultura

A Capital Americana da Cultura (CAC), criada em 1997, tem como objetivos promover a integração interamericana a partir do âmbito cultural e contribuir para um melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitando a sua diversidade nacional e regional e destacando ao mesmo tempo o seu patrimônio cultural. A Organização Capital Americana da Cultura é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais, promove internacionalmente as cidades capitais culturais e estabelece novas pontes de cooperação com a Europa, continente que tem estabelecida a capital cultural desde 1985. Está acreditada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o reconhecimento dos parlamentos latino-americano e europeu. Até hoje, foram designadas como Capital Americana da Cultura as seguintes cidades: Mérida (México) 2000; Iquique (Chile) 2001; Maceió (Brasil) 2002; Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil) 2003; Santiago (Chile) 2004; Guadalajara (México) 2005 e Córdoba (Argentina) 2006. Xavier Tudela é o fundador e presidente da Capital Americana da Cultura.

Capital Brasileira da Cultura

continua após a publicidade

A Capital Brasileira da Cultura (CBC) www.capitalbrasileiradacultura.org, criada em 2004, tem como objetivos promover e divulgar a diversidade cultural do Brasil, contribuir para o desenvolvimento social através da cultura e fomentar o intercâmbio cultural entre as cidades.

A CBC é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais, tem o apoio institucional dos ministérios da Cultura e do Turismo do Brasil e também da Unesco. A cidade de Olinda (Pernambuco) é a Capital Brasileira da Cultura 2006, a primeira da história a receber essa designação.

continua após a publicidade