O quarteto de saxofones A Plenos Pulmões realiza hoje, às 16h30, com entrada franca, um concerto no hall da Secretaria de Estado da Cultura em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O grupo, formado por Rodrigo Capistrano, Abner Oliveira, Márcio Schuster e Carlos Alberto Stremel, abre a apresentação com Ave Verum, de Mozart e segue com um programa montado com obras de Chopin, Bach, Gershwin, Monk e Joplin. Desta forma, A Plenos Pulmões propõe um repertório variado e selecionado cuidadosamente para a ocasião.

Tendo em comum a paixão pela música de câmara e, sobretudo, pela diversidade de sons, timbres e coloridos que, juntos, os saxofones soprano, alto, tenor e barítono são capazes de produzir, os músicos trabalham no sentido de divulgar seu trabalho de pesquisa sobre o vasto repertório existente para essa singular formação que é o quarteto de saxofones, fórmula que vem se estabelecendo como uma das mais importantes expressões da moderna música de câmara.

Recentemente, o grupo conquistou o primeiro prêmio, com unanimidade do júri, no Concurso Bianca Bianchi, do III Festival de Música de Câmara de Curitiba. Como premiação recebeu convites para recitais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Santiago do Chile.

Os músicos têm, freqüentemente, feito estréias de obras dedicadas ao quarteto por compositores como Jaime Zenamon, Nestor de Hollanda Cavalcanti e Marcelo Búrigo.