Dez escolas de samba do Grupo A disputam neste sábado (21) o direito de voltar à elite do samba no carnaval de 2010. Esse privilégio de ascender ao Grupo Especial está reservado a apenas uma agremiação, enquanto duas cairão para o Grupo B.

Organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) do Rio de Janeiro, o desfile na Marquês de Sapucaí começará às 20h deste sábado e cada escola terá 60 minutos para se apresentar, sem o risco de perder pontos.

Agremiações tradicionais, como a São Clemente, Estácio de Sá, União da Ilha do Governador, Acadêmicos do Salgueiro e Caprichosos de Pilares participam dessa disputa. Segundo a Liesa, a ordem de desfile é a seguinte: São Clemente, Estácio de Sá, Inocentes de Belford Roxo, Paraíso de Tuiuti, Império da Tijuca, União da Ilha, Acadêmicos da Rocinha, Renascer de Jacarepaguá, Acadêmicos de Santa Cruz e Caprichosos de Pilares.

As escolhas do Grupo A fazem parte do chamado Grupo de Acesso. Um total de 32 jurados vai julgar os quesitos bateria, samba-enredo, harmonia, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira.