A Editora Larousse do Brasil lança este mês um livro que promete dar água na boca em todos os leitores. Larousse do Chocolate foi escrito pelo ?chef-pâtissier? Pierre Hermé, e apresentado por um dos mais consagrados pâtissiers em atividade no Brasil, o francês Fabrice Lenud. A obra é indicada para chefs profissionais e iniciantes mas também para aqueles que simplesmente adoram esse alimento.

?O Larousse do chocolate é uma das obras mais completas sobre o assunto, pois destaca desde a universalidade dessa delícia por meio de sua história, origem, plantio e fabricação, enfatizando os seus aromas até a degustação e o controle de produção?, afirma Fabrice Lenud.

O livro é dividido em três partes, a primeira, Descobrindo o chocolate, é composta por cinco capítulos totalmente dedicados à história do chocolate. Nesses capítulos o leitor encontrará informações sobre os três mil anos de consumo, as origens, a fabricação e a conservação, o chocolate em pó e derivados e as combinações que se pode fazer com esse delicioso alimento. Sem contar as curiosidades, como, por exemplo, o fato de que segundo os maias, do México e da América Central, os deuses foram os primeiros a consumir o cacau, um estímulo para que os homens seguissem esse exemplo.

A segunda parte conta com 200 receitas salgadas e doces, divididas em nove capítulos, para que o leitor descubra todas as maneiras possíveis de se usar o chocolate. Os capítulos – bolos; tortas e crumbles; lanches e pequenas delícias; musses e outras delícias que derretem na boca; sobremesas geladas; bombons e compotas com chocolate; bebidas; refeições completas à base de chocolate e preparações de base – são divididos novamente em receitas simples, acessíveis a todos, e receitas para impressionar, mais elaboradas e, na maioria das vezes, originais na combinação dos sabores.

Além disso, as receitas seguem uma organização padronizada para ajudar o leitor a identificar facilmente as informações que procura, como, por exemplo, as receitas simples para iniciantes, que são assinaladas por um ícone, e os ingredientes que são mencionados ao lado, na ordem em que aparecem na receita. Sem contar que todas as receitas são acompanhadas de conselhos, dicas e variações, permitindo que cada pessoa dê seu toque pessoal e, possibilitando assim a descoberta de novos sabores.