Os filmes antigos são as melhores opções da semana para os espectadores. Uma das pérolas é o desenho animado Você já foi à Bahia?, produzido em 1945. Exibido pelo SBT amanhã, mostra as aventuras do pato Donald, do papagaio Zé Carioca e o menino Panchito em vários países da América Latina -uma boa produção Disney sob encomenda da Política da Boa Vizinhança do governo Roosevelt. Aurora Miranda, ainda que sem a mesma energia, faz com graça a baiana estilizada, tipo na época celebrizado internacionalmente pela irmã, Carmem Miranda. Entre as músicas da trilha sonora, Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso.

Na segunda é a vez de a Globo exibir outra produção antiga de qualidade. É Festim Diabólico, primeiro filme colorido de Alfred Hitchcock, produzido em 1948. A trama mostra dois amigos que assassinam um outro amigo só para saber qual a sensação que isso provoca. Eles escondem o cadáver num baú, sobre o qual colocam drinques e salgadinhos servidos durante uma festa. O filme foi totalmente rodado em um único cenário, com cortes disfarçados pela marcação dos atores em tomadas de 10 minutos, tempo do chassi do filme da câmara com apenas oito planos.

A Band, por sua vez, exibe o excelente Todos Os Homens do Presidente. A produção de 1976 traz Robert Redford e Dustin Hoffman na pele dos jornalistas Carl Bern-stein e Bob Woodward do Washington Post, que investigam a invasão da sede do Parlamento Democrata, ocorrida durante a campanha presidencial dos EUA, em 1972. O trabalho dos repórteres resultou em uma situação política que obrigou o presidente Richard Nixon, do Partido Republicano, a renunciar em 1974.

Domingo

Você já foi à Bahia? (SBT, 12h25) The Three Cabaleros

, de Norman Ferguson. EUA, cor, 1945, 100 min. Desenho. Donald, o mais famoso pato da Disney, comemora seu aniversário com uma viagem pela América Latina. Sua aventura começa pelo Pólo Sul e se dirige para o México, passando pelo Brasil, onde tem como cicerone o simpático Zé Carioca que, na Bahia, o ensina a sambar. No México, o guia Panchito, que leva Donald a uma viagem num tapete voador.

Todos os Homens do Presidente (Band, 0h) All The President?s Men

, de Alan J. Pakula. Com Robert Redford, Dustin Hoffman e Jack Warden. EUA, cor, 1976, 138 min. Drama. Em 1972, na cidade de Washington, Bob Woodward e Carl Bernstein, dois obscuros repórteres do Washington Post, investigam um caso que a princípio parecia se tratar de um simples roubo de hotel. Com persistência acabam descobrindo uma conspiração que envolvia o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Ninguém acreditava que existisse alguma coisa mais sinistra por trás do roubo, exceto o redator-chefe, mas tudo é feito para impedir a denúncia.

Segunda

Festim Diabólico (Globo, 3h45) Rope

, de Alfred Hitchcock. Com James Stewart, Farley Granger e John Dall. EUA, cor, 1948, 100 min. Suspense. Dois jovens estrangulam um companheiro, apenas pelo prazer de matar e enganar as pessoas. Dão uma festa, com o corpo escondido em um baú na sala, tendo entre os convidados os pais e a noiva do morto. Imaginavam o crime perfeito, até que o professor deles desconfia e começa a investigar. Primeiro filme em cores de Hitchcock.

Terça

Pokémon, o Filme 2000 (SBT, 14h35) Pokemon the Movie 2000

, de Kunihiko Yuyama. Japão, cor, 2000, 90 min. Desenho. Ash, Pikachu e toda a turma do universo Pokémon retornam em mais uma aventura, desta vez para lutar contra uma terrível força que pode deixar o universo totalmente fora de equilíbrio e destruir a vida na Terra. O filme conta a história de um colecionador de Pokémons que quer pegar o mais raro pássaro lendário, o Lugia, e para isso ele terá que reunir três outros Pokémons, onde uma velha lenda diz que se um dia esses três Pokémons estivessem no mesmo lugar, surgiria Lugia.

Quarta

Nikita Criada para Matar (Record, 22h) Nikita

, de Luc Besson. Com Anne Paril-laud, Marc Duret e Jean Reno. França/Itália, cor, 1990, 98 min. Policial. Uma punk de apenas 20 anos é presa após uma violenta tentativa de assalto. Condenada à morte, ela termina sendo remanejada pelo Estado, que resolve treiná-la para ser uma fria assassina. Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e o César de Melhor Atriz.

Um Adolescente em Apuros (SBT, 22h15) Trojan War, de George Huang. Com Will Friedle, Jennifer Love Hewitt e Marley Shelton. EUA, cor, 1997, 120 min. Aventura. O jovem Brad sonha desde os 8 anos com a bela Brooke. Curiosamente, a uma semana do fim do ano letivo, Brooke o procura pra pedir ajuda em biologia. Então o convida pra estudarem na casa dela. O clima de “intimidade” cresce a ponto de ela propor-lhe uma transa. Surpreso e feliz, ele percebe que não tem camisinha e vai à caça da tal “trojan”.

Quinta

Piratas Modernos (SBT, 14h35) Jumping Ship

, de Michael Lange. Com Joseph Law-rence, Matthew Lawrence e Andrew Lawrence. EUA, cor, 2001, 100 min. Aventura. O “bon vivant” Michael é intimado pelo pai a arrumar um emprego para pagar suas próprias “despesas”. Mesmo assim dá continuidade aos planos da viagem com o primo Tommy para, Austrália, onde já tinha um “belo” iate reservado. Ao chegar a Austrália se surpreende com o tipo do barco que alugara e, para piorar, o jovem capitão não parecia ser muito simpático. Ao se rebelar com as condições percebe que havia sido assaltado no aeroporto.

Sexta

Stigmata (SBT, 22h15) Stigmata

, de Rupert Wainwright. Com Patricia Arquette, Gabriel Byrne e Jonathan Price. EUA, cor, 1999, 120 min. Suspense. No fictício Belo Quinto, o padre Andrew Kiernan, responsável por pesquisar fenômenos milagrosos pelo mundo, encontra uma imagem da Virgem Maria que chora lágrimas de sangue. De volta a Roma seu superior, o cardeal Houseman, o proíbe de seguir com as investigações. Kiernan recebe uma nova missão: visitar uma portadora das chagas de Jesus, nos EUA.

Matou a família e foi ao cinema (Band, 2h30) Matou a família e foi ao cinema, de Júlio Bressane. Com Márcia Rodrigues, Renata Sorrah e Antero de Oliveira. Brasil, cor, 1970, 80 min. Drama. Um rapaz de classe média baixa carioca mata os pais a navalhadas e vai ao cinema ver Perdidos de Amor. Márcia, uma jovem rica e insatisfeita, aproveita uma viagem do marido para ir à casa de Petrópolis, onde recebe a visita de uma velha amiga, Regina. Intercaladas com as cenas entre elas, que dançam, conversam sobre homens e se acariciam, aparecem pequenas histórias autônomas de assassinatos no interior de famílias pobres. Entre essas crônicas familiares, uma história destoa: a do preso político torturado até a morte.

Sábado

O Furacão (SBT, 23h25) The Hurricane

, de Norman Jewison. Com Denzel Washington, John Hannah e Deborah Kara Unger. EUA, cor, 1999, 120 min. Drama. Rubin “Hurricane” Carter passou grande parte de sua vida preso. De origem humilde, ele foi vítima de preconceito e perseguição racial, ao ser condenado por um crime que não cometeu. Já consagrado como campeão de boxe, sua postura altiva irritava autoridades racistas, que se encarregam de providenciar um verdadeiro inferno para a vida de Carter.