Afinal, o que é isso?

“Desafio do Balde de Gelo” virou moda entre famosos

Depois que Mark Zuckerberg (Facebook) desafiou Bill Gates (Microsoft) a participar do Ice Bucket Challenge (“Desafio do Balde de Gelo”), semana passada, parece que a moda pegou mesmo entre as celebridades. De uma hora pra outra, os vídeos de famosos tomando banho de gelo começaram a se multiplicar numa velocidade espantosa.

Apesar de ter cara de brincadeira, a nova moda tem um motivo nobre. É uma campanha que tem como objetivo arrecadar recursos para pesquisas sobre a esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa que afeta células nervosas e faz com que o paciente perca o controle muscular, o que pode levar a uma paralisia total e até à morte.

Mas, quem pensa que a iniciativa foi de Zuckerberg está enganado. A campanha foi criada em junho pela ASL Association e ganhou destaque depois de receber o apoio do ex-jogador de beisebol Peter Frates, diagnosticado com a doença em 2012. Originalmente, o desafio era doar US$ 100 à instituição ou tomar o banho, mas as celebridades estão fazendo as duas coisas e doando também a outras instituições.

Entre os gringos, Justin Bieber, Jennifer Lopez, Lady Gaga, Justin Timberlake, Taylor Swift e Ashton Kutcher foram alguns dos artistas que aderiram a esta febre. Já aqui no Brasil, Ivete Sangalo (foto), Fernanda Paes Leme, Angélica, Luciano Huck, Neymar, Gisele Bündchen e Fátima Bernardes, que terminou seu programa toda molhada, e outros também decidiram participar.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook