Uma homenagem a Bibi Ferreira será um dos pontos altos da cerimônia de entrega do Prêmio Reverência, cuja quarta edição acontece nesta terça-feira, 13, no Teatro Alfa, em São Paulo. Aos 96 anos, Bibi anunciou, em setembro, que se despedia dos palcos. Apesar da inabalável disposição, a atriz, cantora, compositora e diretora já não reúne forças suficientes para enfrentar um palco.

continua após a publicidade

Assim, o Reverência, que vai premiar em 15 categorias, vai reunir um grupo de grandes atrizes para a homenagem. Claudia Raia, por exemplo, vai ler um texto, falando sobre a importância de Bibi e de sua carreira no Teatro Musical Brasileiro. Em seguida, haverá um número musical reunindo Amanda Acosta (que viveu Bibi no teatro), Totia Meireles, Kiara Sasso, Fabi Bang, Alessandra Verney e Carol Costa. Cada uma vai cantar uma canção emblemática do repertório de Bibi e todas vão cantar juntas, no final, Sonho Impossível, um dos hits do musical O Homem de La Mancha, que Bibi estrelou ao lado de Paulo Autran, em 1972.

continua após a publicidade

Será um dos momentos de maior emoção do prêmio que, em sua quarta edição, inicia uma nova fase. A novidade foi a criação de uma Academia, responsável por indicar e eleger os premiados. Foram convidados para o novo júri, entre artistas já indicados ao Reverência, veteranos consagrados, produtores e jornalistas especializados. “O prêmio nasceu do desejo genuíno de valorizar a classe do teatro musical brasileiro, reverenciar nossos talentos e criar mais oportunidades de visibilidade”, comenta Antonia Prado, idealizadora do Prêmio Reverência, lembrando que os envolvidos não podem votar na categoria que concorrem.

continua após a publicidade

Neste ano, foram avaliados 35 espetáculos, que foram apresentados no Rio e em São Paulo. Deles, “Cantando na Chuva” lidera com 11 indicações, enquanto três musicais empatam com 10: “Romeu e Julieta”, “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” e “Peter Pan”. “Bibi, uma Vida em Musical”, “Elza” e “Pippin” tiveram nove indicações cada um.

As montagens que completam a lista seguem “Hebe, O Musical” (4), “O Fantasma da Ópera” (2), “A Pequena Sereia” (2), “Se Meu Apartamento Falasse…” (2), “O Som e a Sílaba” (2) e “Dançando no Escuro” (2). “A Vida Não É Um Musical”, “Cargas D”Água”, “Os Produtores”, “O Nome do Espetáculo” e “Dois Filhos de Francisco” completam a lista, com uma indicação cada.

Uma novidade é o lançamento da categoria Melhor Ensemble, valorizando o coro dos musicais, sempre tão importante e pouco lembrado nas premiações. A cerimônia começa às 21h30 e serão distribuídos 100 ingressos a partir das 19h, respeitando a ordem de chegada na fila.