Deborah Colker mostra Mix e Rota

A temporada de dança no Teatro Guaíra será aberta no começo de abril com dois espetáculos de primeira qualidade da Cia. de Dança Deborah Colker, o Mix e a Rota, ambos dos anos 90, mas que já correram o mundo e lotaram platéias. O espetáculo Mix inclusive recebeu o prêmio Laurence Olivier, um dos principais das artes cênicas na Inglaterra.

A paranaense Deborah Colker é uma coreógrafa eclética. Ela cursou Psicologia, foi jogadora de vôlei e estudou piano durante dez anos, dando vários concertos. A partir de 1980, dançou, coreografou e deu aulas durante oito anos no grupo Coringa, sob a direção de Graciela Figueroa. Em 1984, convidada por Dina Sfat para coreografar os movimentos da peça A Irresistível Aventura, com direção de Domingos de Oliveira, Deborah deu início ao que seria a vertente mais importante de sua carreira nos dez anos seguintes: diretora de movimento, uma expressão sugerida por Ulisses Cruz para definir seu trabalho. Como diretora de movimento, ela trabalhou com os principais diretores e atores do País em espetáculos como Escola de Bufões de Moacyr Góes, Macbeth de Ulysses Cruz com Antônio Fagundes, Sonhos de Uma Noite de Verão de Werner Herzog, A Serpente de Antônio Abujamra e Uma Noite na Lua de João Falcão com Marco Nanini. O momento de fundar a Companhia de Dança Deborah Colker chegou em 1994, quando recebeu o convite para participar do Carlton Dance Festival, depois que Monique Gardemberg assistiu a uma performance de seus alunos no Panorama da Dança RJ.

O reconhecimento por seu trabalho também veio através de vários prêmios que recebeu, incluindo o “Prêmio Coca-Cola”, “Prêmio Ministério da Cultura Troféu Mambembe”, “Dez Mulheres de 1999” do Conselho Nacional da Mulher do Brasil /Academia Brasileira de Letras, “Personalidade do Ano” da Revista Bravo, Medalha do Mérito Artístico do Conselho Brasileiro da Dança, representante do Conseil International de la Danse (Unesco).

Além do prêmio Lawrence Olivier, Deborah foi a vencedora da categoria “Outstanding Achievement in Dance” (Destaque em Dança), na edição 2001 também da Inglaterra. tanto Mix como Rota são sensacionais. Em alguns países europeus, os ingressos eram vendidos com 6 meses de antecedência.

Espetáculo Mix acontecerá nos dias 1 e 2 de abril às 21h. O Rota nos dias 3 e 4 de abril também as 21h no Teatro Guaíra.

Voltar ao topo