De malas prontas para a Europa

Antes de embarcar para uma turnê para a Europa, onde participa de vários festivais, o espetáculo de bonecos Tainahakã – A Estrela Vésper, de Marilda Chautard, com a trupe do Teatro Dr. Botica, faz uma pequena temporada nos próximos dois finais de semana em Curitiba. No elenco estão Neiva Figueiredo, Gil Gabriel, Bernando Kobachuk, Cláudio Miller e Luís Alejandro. A direção é de Manoel Kobachuk.

A peça, que estreou em maio de 2001, conta uma das lendas do povo indígena carajá, que fala num ser em forma de peixe, que aprendeu a cuidar da terra e a plantar com a estrela Tainahakã, que teria descido do céu para iluminar a Terra. Para contar a história, foi necessária uma ampla pesquisa artística e antropológica sobre o universo dessa nação indígena do Brasil Central. A história é contada através de bonecos de manipulação direta, técnica que propõe uma maior relação com o ator manipulador.

No próximo dia 21, os bonequeiros paranaenses representam o Brasil no Festival A Casa Mágica Festival de Marionetas de Valongo do Vouga, em Agueda, Portugal. Em seguida, seguem para Tolosa, divisa da Espanha com a França, onde participam do 21.º Festival Internacional de Marionetas. Nos dias 6 e 7 de dezembro, a trupe se apresenta no Festival Internacional de Gijón, e no dia seguinte, encerra o Festival Internacional de Títeres de Alicante, ainda na Espanha.

Os atores vão fazer ainda uma série de performances nas ruas e espaços alternativos, com números do espetáculo Música Brasil, que retrata o universo musical brasileiro, com ritmos como a capoeira, o fandango e o samba. O grupo tem apoio de viagem do Programa de Difusão Cultural da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba.

***

De amanhã a domingo, e nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Teatro de Bonecos Dr. Botica. Ingressos a 5 reais. Mais detalhes pelo telefone (41) 322-2775.

Voltar ao topo