Dave Gordon é atração no Castelo do Batel Music Festival

O Castelo do Batel Music Festival, o maior festival de música da capital paranaense, traz para Curitiba, no próximo dia 29 de setembro, o show de Dave Gordon. O músico faz parte do cenário mundial de artistas com mais amplo repertório (Spirituals, Jazz, Blues, Reggae, Calipso) e é conhecido no Brasil e América Latina pela voz de veludo que interpreta canções de Frank Sinatra, Nat King Cole, Cole Porter, Ray Charles, Harry Bellafonte e muitos outros.

O show terá a participação da cantora Izzy Gordon, que está lançando o CD "Aos mestres com carinho", uma homenagem a Dolores Duran, sua tia. Izzy Gordon é filha de Dave Gordon. Também haverá uma apresentação do DJ André Gentil e do músico Roberto Rego.

Este é o segundo show do Castelo do Batel Music Festival, que começou no final de junho, com a apresentação da banda Nu Beginnings, de Nova Orleans, Estados Unidos. O Festival acontece até novembro. Os shows com estrelas nacionais e internacionais têm parte da renda revertida para o Hospital de Clínicas.

Dave Gordon

Nascido na ex-Guiana Inglesa, Gordon chegou ao Brasil em 1958, como solista do quarteto ?The Four Lords?, acompanhado pela ?Steel Band Trinidad?.  O grupo fez tanto sucesso que alcançou as grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, onde começava um dos mais importantes e criativos momentos da Música Popular Brasileira: ?Eu vi como tudo aconteceu. Vi nascer a Bossa Nova e tive oportunidade de cantar com Tom Jobim, Dick Farney e muitos artistas brasileiros?, conta Gordon.

Depois de partir para uma carreira solo, na década de 60, Dave Gordon teve o privilégio de cantar com Sarah Vaughan, Billy Eckstine, Ray Brown (um dos maiores contrabaixistas do jazz) e de gravar com o pianista Earl Fatha Hines, em um disco ao vivo que inclui a canção ?You?ll never know?.  Em seguida, começaram as turnês pela América Latina, que o consagraram como o grande intérprete do Jazz e das baladas americanas. Cantou nas mais renomadas casas noturnas do Brasil, dentre elas ?Stardust?, ?Baiúca?, ?Gallery? e ?150 Night Club?, do Maksoud Plaza.

Atualmente apresenta-se no Baretto, que faz parte do Hotel Fasano, um dos mais requintados de São Paulo. O artista tem também feito shows com o seu quarteto de Jazz em diversas capitais brasileiras e acaba de lançar um CD promocional onde apresenta suas canções prediletas.  O CD ?The Voice of the Night? é uma coletânea dos maiores sucessos que já interpretou em sua carreira e também uma homenagem aos eternos ídolos como Frank Sinatra, Nat King Cole, Ray Charles, Louis Armstrong e muitos outros. A primeira faixa ?My Way? é um dos sucessos mais requisitados pelo público, assim como ?Sweet Memories? de Ray Charles.

Izzy Gordon

Izzy Gordon herdou de seu pai, Dave Gordon, a voz de veludo e o swing caribenho. Da mãe, Denise Duran, o tom feminino e sensual. E ainda tem o privilégio de ser sobrinha de Dolores Duran, uma das divas que o Brasil tem como orgulho. E é por ser grata a essa herança que Izzy faz homenagem em seu primeiro CD, lançado pela gravadora Trama, ?Aos Mestres Com Carinho?.

Ela interpreta as principais canções de Dolores, como ?O negócio é amar?, ?A noite do meu bem?, ?Estrada do Sol? e acrescenta seu toque especial à canção ?My Funny Valentine?, de Rodgers and Hart, o mesmo compositor de ?Blue Moon?, interpretada no CD por ela e seu irmão, Tony Gordon. O CD está sendo lançado neste mês, em território nacional, com muitos eventos.

Izzy Gordon vem escrevendo e cantando uma história de sucesso com espetáculos especiais, dirigidos por profissionais renomados como Naum Alves de Souza, no musical ?Divas Encanto?, em ? Emoções Baratas? de José Possi Neto e muitos outros. Em ?Mister Jazz?, também sob direção de José Possi Neto, é acompanhada pela ?Traditional Jazz Band?.

The Jazz Quartet

A banda que acompanha Dave Gordon é composta pelos seguintes músicos:

Luiz Mello ? pianista, compositor e arranjador
Nascido em Monte Alto, em 18 de maio de 1937, estado de São Paulo, já tocou com grandes instrumentistas como Ray Brown (contrabaixo), Jim Hall (guitarra), Herbie Man (flauta), Mike Manieri (vibrafone), Jo Jones (bateria), Roy Eldridge (trompete), Jimmy Cobb (bateria) e muitos outros. Teve o privilégio de acompanhar Elis Regina, Dorival Caymi, Edu Lobo, Leny Andrade, Dick Farney, Dolores Duran, Wilson Simonal, Agostinho dos Santos, Miltinho, Lúcio Alves, Simone, Doris Monteiro, dentre outros. Fez parte ativa do movimento da Bossa-Nova gravando dois LPs com o grupo SamBossa Cinco.

Atuou com vários músicos brasileiros, dentre eles Hermeto Paschoal (multi-instrumentista), Baden Powel (violão), Edson Machado (bateria), Milton Banana (bateria) e Airto Moreira (bateria, percussão).

Evaldo Guedes – contrabaixista
Iniciou a carreira profissional tocando na Orquestra Sinfônica Jovem Municipal,sob a regência dos maestros John Neschling e Samuel Kerr. Participou também da Orquestra Sinfônica Jovem Estadual, sob a regência do maestro Jamil  Maluf. Tocou na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob a regência  dos  maestros Isaac Karabtchevsky e Julio Medaglia, e dos maestros convidados Eleazar de Carvalho, Simon Brecht e Claudio Santoro. Juntamente com músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo participou da estréia do monólogo ?O Contrabaixo?, de P Susskind, sob a regência do maestro Julio Medaglia.   

Acompanhou artistas consagrados da MPB  tais como  Ivan Lins, Nana Caymmi, Roberto Menescal, Elsa Soares, Raul de Sousa, Manfredo Fest, Francis Hime, Edsel Gomez e Paulo Moura. Participou de vários concertos como músico convidado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e da Orquestra do Teatro São Pedro (OSTSP), bem como em vários grupos de câmera, tocando obras tais como as suítes de Claude Bolling e peças para contrabaixo solo. Participou de duas edições do Free Jazz Festival em Porto Alegre. Em 1997 viajou  dentro do projeto Pixinguinha por todas as capitais do Nordeste com Roberto Menescal.   Em 2001 atuou na orquestra do espetáculo teatral (Les Misérables)  e em  2002  gravou com Toninho Horta CD da banda T. Square, pela Sony Music, lançado no Japão.

Wilson Teixeira
Nascido em 21  de  outubro  de  1960  na  cidade  de  Rotterdam  (Holanda)  e  músico  profissional  desde  1979,  filho  de  Edegar  e  Sara, também  músicos  e  fundadores  do  Modern  Tropical  Quintet (famosa  banda  de  baile  nos  anos  60  e  70). Iniciou seus estudos de saxofone com Hector  Costita,  em  1977.

Acompanhou artistas de renome como Claudia, Silvio  César,  Sampa Crew,  Rosa  Maria,  Paulo  e  Chico  Caruso,  Tetê  Espíndola,  Toquinho,  Fafá  de  Belém,  Jonny  Alf,  Mauricio  Mattar,  Sara  Chrétien,  Dave  Gordon,  Filo  Machado,  Jerry  Adriani,  Os  Incríveis  e  muitos  outros  artistas  da  Jovem  Guarda  e  do  cenário  da  MPB.

Participou de festivais,  eventos  musicais  e  Jam-Sessions  com  músicos  brasileiros  e  internacionais  como Herbie  Hancock,  Hermeto  Pascoal,  Jeff  Watts,  Cláudio  Roditi,  João  Donato,  Stephen  Scott,  Avishai  Cohen,  Raul  de  Sousa,  Bob  Brookmayer,  Joe  LaBarbera,  Wally  Wilson,  Gary  Nicholson,  Roberto  Sion,  Bocato (Trombone),  Arismar  do  Espírito  Santo  e  mais  uma  gama  de  personalidades  musicais  de  expressão. Wilson  Teixeira  é  endorser   WERIL.

Nestor de Franco – baterista
Natural de São Paulo (capital), iniciou seus estudos musicais com Cláudio Stephan (teoria/solfejo), Guilherme Franco (bateria) e Ernesto De Lucca (percussão). Estudou e concluiu o curso de Harmonia e Improvisação Jazzística com Wilson Cúria. Atualmente ocupa o cargo de timpanista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Paralelamente à música erudita exerce a atividade como baterista, tendo atuado em gravações, programas de televisão e shows de Cauby Peixoto, Família Caymmi, Johnny Alf, Joyce, Lenny Andrade, Peri Ribeiro, Simone e de grupos musicais liderados por Amilson Godoy, Eliane Elias, Hector Costita, Luis Mello, entre outros. Participou do programa Jazz no Metrô (TV Cultura) integrando o Nelson Ayres Trio e acompanhando Maurício Einhorn, Benny Carter e Dizzy Gillespie. Faz parte do quarteto instrumental JAIZ IN 4 .
 
Serviço
Castelo do Batel
29 de setembro, às 21h
Show de Dave Gordon no Castelo do Batel Music Festival
Ingressos a R$ 80,00 e R$ 100,00, à venda no Castelo do Batel.

Voltar ao topo