dantemendonca240205.jpg

Dante Mendonça, único
representante paranaense.

O Rio de Janeiro abriga o principal festival de humor e artes gráficas realizado no País, o Salão Carioca do Humor, conhecido ponto de encontro de humoristas com o público carioca. Além de contar com um nível profissional elevado, com a participação de alguns dos melhores desenhistas do País, uma das tônicas do Salão Carioca é a revelação de novos talentos, que conseguem se sobressair junto aos profissionais. O 16.º Salão Carioca do Humor será oficialmente aberto pelo secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier, e pelo presidente da Funarj, Ciro Pereira da Silva, dia 1.º de março. Além da mostra competitiva, a organização do evento convidou cartunistas de todo o Brasil e do exterior, que participarão da exposição ?Convidados do Salão Carioca?, onde cada convidado especial estará expondo obras de suas autorias.

Da mostra competitiva, o salão já escolheu três premiados, nas quatro categorias: caricatura, charge, cartum e quadrinhos, que irão expor as obras na Casa de Cultura Lauro Alvim, durante a exposição ?Premiados do Salão Carioca?. No mesmo espaço, acontece a exposição Jaguar, Fera do Humor – 50 Anos de Carreira. As demais exposições do Salão ocorrem no Centro Cultural Correios, com as mostras: Millor Enfim uma Exposição sem Estilo!, Lan 80 Anos Cenas Cariocas, Borjalo, um Eterno Caçador de Borboleta e Convidados do Salão Carioca, que recebe os principais artistas brasileiros e internacionais.

Entre os convidados está Dante Mendonça, colunista e cartunista do jornal O Estado do Paraná há trinta anos, e único representante paranaense no Salão. Além das exposições, o Salão Carioca do Humor apresentará ao público mesas redondas com os artistas participantes. Segundo Dante, o mais interessante é a oportunidade de encontrar velhos amigos, colegas de outros estados e trocar informação nas mesas redondas. ?A idéia da curadoria, nessa exposição onde participo, é criar um painel de qualidade e um mosaico de diversos estilos, com artistas de vários lugares?, confirma Dante. As personalidades mais caricaturadas este ano foram os atletas: Ronaldinho Gaúcho e Daiane dos Santos; os temas mais retratados, tsunami e AeroLula; e o político internacional mais retratado, Yasser Arafat.