Dançantes laços de família

A Téssera Companhia de Dança da UPFR estréia seu novo espetáculo Aniversário, baseado num conto da obra Laços de Família, de Clarice Lispector. Utilizando-se da linguagem de dança contemporânea e dos elementos do teatro, a coreografia aborda o universo familiar atingindo as regiões mais profundas da mente das personagens para aí sondar complexos mecanismos psicológicos.

Trata-se do aniversário da matriarca da família, Anita (metaforicamente representada em cena por um gigantesco catavento), prestes a completar 90 anos. Entre encontros e desencontros, aos poucos as relações familiares vão se fragmentando e deteriorando, fazendo com que se descubram num mundo absurdo e inusitado muito além da simples sala de visitas…

Nos livros de Clarice Lispector, mais importantes do que as histórias são as impressões. Predomina o tempo psicológico, visto que o narrador segue o fluxo do pensamento das personagens. Logo, a Téssera em sua releitura coreográfica propositalmente se apropria destes dois elementos, fluxo e tempo, no tratamento dado à pesquisa coreográfica.

Em cena 18 bailarinos que há cinco meses desenvolvem o processo de pesquisa de movimento, criação de personagens e ensaios diários para levar à platéia curitibana mais um espetáculo inovador cujo título Aniversário, coincidentemente, faz referência ao aniversário da própria Universidade Federal do Paraná, que em 2002 também comemora 90 anos de idade.

O roteiro e a coreografia são de Cristiane Wosniak, a direção de personagens é e Rafael Pacheco, trilha sonora de Cesar Sarti, cenografia de Paulo Chiesa e iluminação de Luís Tschannerl.

***

Em cartaz no Teatro da Reitoria, às 20h30, de hoje a sábado. A entrada é franca.

Voltar ao topo