Dança flamenca no palco do Guairão

A energia e a sensualidade da dança flamenca vão tomar conta do palco do Guairão neste final de semana. O bailarino Antonio Márquez, considerado um dos maiores representantes masculinos da dança clássica espanhola no mundo, retorna a Curitiba com a companhia que leva seu nome: “Compañia Antonio Márquez de Ayuntamiento de Madrid”, fundada em 1995.

Fazem parte do programa a apresentação inédita Antonio, el embrujo de la danza (O feitiço da dança) e a já aclamada Bolero de Ravel, que se destaca pela riqueza instrumental e é dotada de grande força expressiva. “O espetáculo apresenta diferentes estilos da dança espanhola. É bastante completo em termos coreográficos, muito forte e colorido”, comenta Márquez.

Em O feitiço da dança, o bailarino faz uma homenagem ao mestre da dança espanhola Antonio Ruiz (1921-1996), conhecido como “O Bailarino” e apontado pelo público e pela crítica como o maior e melhor artista já visto pela Espanha. Márquez faz uma tradução livre e pessoal sobre a vida e a obra de Ruiz, que foi seu professor na Escola de Ballet Nacional da Espanha, no início dos anos oitenta.

Divulgação
O bailarino e sua compañia de dança se apresentam hoje no Guairão.

“Antonio foi uma pessoa muito importante em minha vida. Foi um de meus primeiros professores e quem me selecionou para entrar na escola. Tenho um respeito muito grande por ele como pessoa e profissional. Era um bailarino com uma grande diversidade de sentimentos e muita personalidade”, afirma.

Antonio Márquez, que é nascido em Sevilla e tem 45 anos de idade, esteve no Brasil nos anos de 2001, 2002 e 2007. Na atual turnê pelo País, já passou por diversas cidades do Estado de São Paulo, Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

De Curitiba, a companhia – composta por quinze bailarinos (entre eles Paco Romero), cinco músicos e quatro técnicos – parte para São Paulo, Maceió (AL), Recife (PE) e Rio de Janeiro. Posteriormente, segue para a Suíça.

Serviço

Ballet Flamenco: Compañia Antonio Márquez. Hoje, às 18h, no Teatro Guaíra/ grande auditório. Duração: 1h55. Ingressos: de R$ 40,00 a R$ 140,00. Ponto de venda: bilheteria do teatro, site www.teatroguaira.pr.gov.br ou diskingressos (3315-0808 ou www.diskingressos.com.br). Classificação etária: 12 anos.