A décima terceira edição do Festival de Dança do Ventre acontecerá neste final de semana em Curitiba. A dança, que ganhou destaque no Brasil com personagens como Feiticeira, Tiazinha e Jade e que foi interpretada por Giovanna Antonelli na novela global O clone, tem origem contraditória.

Existem hipóteses que apontam o Egito Antigo como berço da dança, que seria praticada ali por altas sacerdotisas em rituais para a deusa Ísis, há mais de 5 mil anos. . Outros acham que a dança do ventre teve origem na Índia, entre 15 e 20 mil anos atrás, para passar os conhecimentos e contar histórias aos aprendizes sem que os invasores percebessem. A disseminação, porém, da dança do ventre no Oriente Médio aconteceu após a invasão do Egito pelos povos árabes, por isto a identificação direta entre os seus descendentes e estas práticas. Foi assim que a dança se espalhou pelo mundo, perdendo muito de seu simbolismo e incorporando novos princípios.

Serviço

XIII Festival de Dança do Ventre. Data: 29 e 30 de junho (sexta e sábado). Teatro Fernanda Montenegro – Shopping Novo Batel – Rua Cel. Dulcídio, 517. Batel. Horário: 20h (sexta e sábado). Ingressos R$8,00. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do teatro. Informações Teatro: (41) 3224-4986.