Curitibano Paulo Vitola conta sua história de escritor e cantor

Quase tudo o que Paulo Vitola escreveu e cantou sobre Curitiba está no livro Chucrute & Abacaxi com Vinavuste. Organizado por Marinho Gallera e Elizabeth Amorim de Castro, o livro tem programação visual assinada por Elizabeth Parapinski e contém dois CDs encartados: uma coletânea de Cidade sem portas e Cidade da gente e o novíssimo Velhos amigos.

Chucrute & Abacaxi com Vinavuste reúne crônicas e poemas que o autor publicou na imprensa, em parceria com os cartunistas Solda e Cesar Marchesini. Textos, assinados por jornalistas como Adherbal Fortes Jr, Aramis Millarch, Luiz Augusto Xavier e pelo poeta Paulo Leminski mostram os momentos mais importantes da trajetória de Paulo Vitola como compositor, autor teatral e, principalmente, letrista e cantor de Curitiba.

Ao virar as páginas de Chucrute & Abacaxi com Vinavuste, o leitor poderá viajar por momentos marcantes da vida cultural curitibana dos anos 1970 e 1980, que contaram com a participação de Paulo Vitola.

Curitibano de 1947, Paulo Vitola foi o parceiro de Lápis na época dos grandes festivais de MPB. Foi o autor dos primeiros sambas de enredo para o Carnaval de Curitiba na Escola de Samba Não Agite.

Foi parceiro de Adherbal Fortes nas peças Cidade sem portas e Terra de todas as gentes, a primeira, o maior sucesso de público de todos os tempos no Teatro Paiol, e a segunda, o espetáculo que inaugurou o Guairão em 1974. Desempenhou importante papel como agitador cultural, ao idealizar e liderar o Mapa, movimento que reuniu os compositores da cidade em espetáculos memoráveis no Paiol.

Tudo isso e muito mais está em Chucrute & Abacaxi com Vinavuste que, além dos textos, exibe um grande conjunto de fotos, cartuns, recortes de jornal, ilustrações e partituras.

Serviço

Livro Chucrute & Abacaxi com Vinavuste, de Paulo Vitola, 240 páginas e 2 CDs contendo 36 músicas. Preço: R$ 60,00. Lançamento nas Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigüi, dia 21 de agosto, às 19h30, com minishow e noite de autógrafos.