Curitibano Emerson Schmidlin exibe dois curtas-metragens

Dois curtas-metragens do curitibano Emerson Schmidlin ? o inédito ?Pasajeros? e ?Pegando Jesus pra Cristo? ? serão exibidos gratuitamente em sessão única em Curitiba. A mostra tem início às 19h30 de sexta-feira, 31 de outubro, na sede da Portfolio Escola de Fotografia e Cinema, na Rua Alberto Folloni, número 634, Ahu.

O primeiro filme, produzido por Andréa Nakai, foi rodado no Chile no ano passado com equipamento digital, mas somente agora recebeu finalização. ?São quatro angustiantes minutos dentro de um metrô de Santiago, onde passageiros desfilam em silêncio com suas alegrias e tristezas?, afirma o diretor Schmidlin. ?Pasajeros? é em geral um filme silencioso, embora conte com a excelente trilha sonora do grupo Quilapayun, chileno que fugiu da ditadura de Pinochet e asilou-se na França, onde está até hoje. Também foi adicionado à obra um trecho do poema ?Subúrbios?, de Pablo Neruda.

?Pasajeros? tem como fio condutor a relação entre o metrô e a presença de rostos desconhecidos: os trens estão em movimento, mas as pessoas estão estáticas. Mais uma vez, o diretor curitibano faz brincadeira com a religião cristã ao mostrar, de maneira crítica, a presença de um pastor pregando na rua sob a luz vermelha (Pare!) de um sinal de trânsito.

Para conseguir driblar a vigilância da segurança dos metrôs, que proíbe filmagem na área, Emerson Schmidlin teve que fazer tudo às escondidas, o que não diminuiu em nada a qualidade do material impresso. Ao final dos trabalhos, dirigindo-se às autoridades para pedir permissão para o que já tinha sido feito, não encontrou qualquer obstáculo. ?Filmar escondido foi muito mais gratificante?, diz Emerson.

Os dois curtas-metragens ? ?Pegando Jesus pra Cristo?, de 17 minutos, e ?Pasajeros?, 4 minutoes, serão exibidos em sessão única, na Portfolio. Schmidlin também terá seus filmes exibidos durante o 5° Catavídeo ? Mostra de Filmes Catarinenses, 6 de novembro, como convidado especial. Mais informações sobre a mostra na Portfolio podem ser obtidas pelo telefone 41-252-2540.

Voltar ao topo