Curitibana Thaís Gulin volta à cidade

Dona de uma voz doce e intensa, a cantora e compositora paranaense Thaís Gulin surge como novidade no cenário da música brasileira. Após três anos de pesquisa e experimentação, lançou seu primeiro álbum em janeiro deste ano. No repertório do álbum que leva o nome da cantora, ela apresenta peças da fina flor da música popular brasileira. Despejando uma boa dose de vanguardismo – e também de nostalgia! – Thaís interpreta canções de nomes como Chico Buarque, Jards Macalé, Zé Ramalho, Nelson Sargento, Tom Zé, Otto, Zeca Baleiro e de seu conterrâneo, Arrigo Barnabé.

Assim, Thaís Gulin conquistou platéias pelo Brasil com sua voz doce e afinada, com seu repertório que oscila entre o radical e o lírico e com sua interpretação bastante particular. Na próxima terça-feira (9), é a vez de sua terra natal, Curitiba, receber o show da cantora.

No repertório, músicas de seu primeiro CD além de algumas novidades, como é o caso de Alegria, música de Arnaldo Antunes, Cama e Mesa, de Roberto e Erasmo Carlos, Augusta Angélica e Consolação, de Tom Zé e Cinema Americano, de Rodrigo Bittencourt. Destaque também para O hino de Duran, de Chico Buarque.

Estréia

A cantora e compositora, de 28 anos, antes do lançamento do primeiro álbum, fez participações com importantes nomes, como Nelson Sargento e Carlinhos Brown. Preocupada com o resultado final de seu trabalho, a curitibana não se deixou levar pela ansiedade e preparou com calma seu disco de estréia, lançado pela gravadora carioca Rob Digital. A voz é forte, bem colocada, capaz de se alternar entre a agressividade e o sutil, sem forçar qualquer barra. Duas canções são de sua autoria: A vida da outra (Dela) ou eu (parceria com Rogério Guimarães) e Cinema incompleto (núpcias) (nova letra para melodia de Arrigo Barnabé).

Como referências, cita ainda João Gilberto, Ella Fitzgerald, Bessy Smith, Toquinho, Stockhausen, Pierre Schaeffer, Rumo, Pierre Henry, Björk, Cássia Eller, Caetano, Moacir Santos, Nara Leão e Mônica Salmaso.

Clipe

E é a música Garoto de Aluguel, imortalizada na voz de Zé Ramalho, que Thaís escolheu como seu clipe. Dirigido pelo ilustrador e designer Fabiano Vianna e fotografado por Ivana Podolan, o clipe é todo feito a partir da técnica de stop motion e tem um clima noir.

Serviço

Thaís Gulin no Wonka Bar
Rua. Trajano Reis, 326, São Francisco.
Telefone: (41) 3014-6252.
Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 para estudante.