Curitiba sedia exposição sobre design

A história de uma das escolas de design mais importantes do mundo, a Escola Superior de Design de Ulm (HfG), da Alemanha, será apresentada na exposição Modelos de Ulm, Modelos Pós-Ulm, a partir do dia 2 de março, na Casa Andrade Muricy, em Curitiba. A capital paranaense será a primeira cidade a receber a exposição, que ficará aberta até 29 de abril. A mostra será dividida em áreas temáticas, que contarão desde a biografia dos fundadores da instituição até a produção dos estudantes do local.  

Ulm é uma cidade localizada no Sul da Alemanha. A HfG foi inaugurada em 1953, mas teve que fechar suas portas em 1968 por conta de dificuldades econômicas e políticas da época. A instituição formava estudantes nas áreas de design de produto, comunicação visual, arquitetura e informação. Com o passar do tempo, a escola se destacou na área de design de produto. De acordo com a diretora do Instituto Goeth em Curitiba, Claudia Jahnel, a escola é importante na medida em que foi a continuidade da Escola de Bauhaus, fechada pelos nazistas (o Goeth é um dos parceiros do evento na capital). ?É uma instituição importante porque de lá saíram designers expressivos até os dias de hoje no mundo todo. Ela foi fechada em uma época de revoltas estudantis e antiburguesas?, comentou Claudia. Hoje, explica ela, há na Alemanha outras escolas da área, mas nenhuma foi tão expressiva como a HfG.

A HfG teve metade de seus alunos oriundos de outros países.

Na exposição, o visitante poderá observar 38 obras: desde fotos, painéis com textos, vídeos, até livros, tudo relacionado à história da escola. ?Teremos também entrevistas com ex-professores e a exposição de trabalhos de ex-alunos?, complementa Claudia. A exposição estreou na Alemanha em 2003 e contempla Curitiba com a estréia de sua turnê mundial. Em maio, a exposição vai para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e em seguida para toda a América do Sul.

Durante a abertura da exposição em Curitiba (no dia 1.º de março), a empresa de design de interiores Masisa vai realizar um concurso de design para estudantes, promovida em oito países da América Latina. Um dos critérios para participar do concurso é que o móvel seja projetado para habitações populares. O vencedor será premiado com passagens de ida e volta para visitar o Salão do Móvel de Milão, em abril do ano que vem. A entrada para visitar a exposição é gratuita. A Casa Andrade Muricy funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Nos sábados, domingos e feriados, o horário é das 10h às 16h. 

Voltar ao topo