Curitiba recebe mostra de fotojornalismo da WPP

Arte, fotografia e jornalismo se unem na mais importante exposição mundial de fotojornalismo promovida pela organização independente sem fins lucrativos World Press Photo (WPP), que premia a cada ano as melhores imagens publicadas na imprensa internacional. A mostra – que já correu 85 cidades pelo mundo e foi vista por mais de dois milhões de pessoas – chega a Curitiba no dia 2 de março e fica em exibição na Sala de eventos do UnicenP até 29 do mesmo mês.

Multifacetada, a exposição pode ser vista como uma retrospectiva dos fatos marcantes de 2005, um recorte da beleza e da miséria humana ou mesmo como um guia do que há de melhor em fotojornalismo. Trata-se de um trabalho que permite ao público refletir a potencialidade artística do fotojornalismo, assim como perceber a função da imprensa e da imagem como  catalisadores de denúncias e de mudanças.

Serão exibidas 205 fotos em 108 quadros. Fundada em 1955, em Amsterdã, a World Press Photo abre as inscrições anualmente para fotógrafos interessados em participar da principal competição internacional em imprensa fotográfica. Para esta edição, 4.448 fotógrafos de 122 países inscreveram um total de 83.044 imagens, batendo o recorde de profissionais participantes em relação às edições anteriores. No Brasil, a mostra é uma realização da produtora Desiderata e da ELS2 Comunicação.

Um júri internacional – composto por 13 profissionais reconhecidos internacionalmente na área – avaliou as imagens na capital holandesa entre 28 de janeiro e 9 de fevereiro de 2006. As fotos selecionadas foram classificadas em dez categorias: Notícias (categoria single), Notícias (série de fotos), Pessoas e Notícias (categoria single), Pessoas e Notícias (série de fotos), Natureza, Esportes e Ação, Esportes em Geral, Artes e Entretenimento, Cotidiano e Questões Contemporâneas. 

Voltar ao topo