Curitiba recebe mostra de artistas franceses

“Será que o homem está virando pneu?”, questiona os bailarinos e coreógrafos franceses Cathy Pollini e Guillaume Lauruol. A pergunta bem-humorada revela o objeto de estudo do “Projeto do Ar”, que realiza ações em quatro cidades brasileiras. Curitiba é a primeira cidade a receber os artistas, que depois partem para ações em Ipatinga (MG), Itacaré (BA) e Brasília (DF). O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009.

A ideia é problematizar o universo do pneu, objeto presente no cotidiano das vidas da cidade e do campo, símbolo maior da mobilidade, e objeto particularmente controverso em um momento em que o mundo lança-se à conscientização quanto à necessidade da preservação ambiental.

Eles chegaram a Curitiba esta semana para realizar uma residência com artistas da cidade. Serão duas semanas de trabalho em torno do tema e ao término das experimentações, farão uma mostra de resultado nos dias 6 e 7 de maio na Casa Hoffmann.

Os artistas franceses mantêm um centro de arte na região do Nordeste, em meio à mata atlântica, onde recebem artistas, pesquisadores brasileiros e de fora do país, organizam seminários, residências de artistas e eventos para a população local.

Serviço:

Projeto do Ar
Data: 6 e 7 de maio das 17h às 21h
Local: Casa Hoffmann, Rua Claudino dos Santos, 58, Largo da Ordem, Curitiba
Entrada gratuita