Curitiba no período da II Guerra Mundial

Evidenciar o dia-a-dia da cidade durante a segunda grande guerra é a intenção da mostra O cotidiano de Curitiba durante a II Guerra Mundial, que pretende elucidar situações específicas e pouco exploradas daquele momento. A exposição está aberta na Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30), de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h.

Em Curitiba, onde era grande o número de imigrantes descendentes dos países do Eixo, a experiência da guerra transformou, de maneira diferenciada do restante do País, a vida dos vários grupos de pessoas que aqui viviam.

Através de periódicos da época e de depoimentos, constata-se que os fatos mais marcantes diziam respeito à vida cotidiana, como a alta do custo de vida, o racionamento do trigo, do açúcar e dos combustíveis, os exercícios de blecaute e os quebra-quebras. Outras lembranças freqüentes foram passeatas lideradas pelos estudantes, campanhas de arrecadação, a ida dos pracinhas, notícias sobre o conflito ouvidas do rádio, bem como a emoção quando terminou a guerra.

Serviço

Exposição O cotidiano de Curitiba durante a II Guerra Mundial. Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30). Até 10 de outubro de 2004, entrada franca.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.